Como funciona o leasing de carros

Posso vender o veículo antes de quitar a dívida? Qual a duração máxima do contrato? Tire estas e outras dúvidas comuns sobre o funcionamento do leasing de carros aqui!

Como funciona o leasing de carros

Comprar um carro por meio de um leasing já deixou de ser comum no país. Apesar disso, ainda existem oportunidades no mercado e, dependendo da sua situação financeira, podem ser mais vantajosas para você do que um financiamento de veículo.

O leasing funciona como um aluguel de carro por um determinado período, entretanto, ao final desse tempo, o cliente pode comprar o veículo que foi utilizado. Entenda mais sobre o leasing de carro!

Como funciona o leasing de veículos

Também conhecido como arrendamento mercantil, o leasing é como um aluguel de carro que o banco faz, mas que deixa a opção de compra do veículo no final desse prazo. Então, se você assina o contrato do leasing, terá a posse do veículo e poderá usá-lo pagando uma parcela mensal por isso. O carro fica em nome do banco, o que significa que não dá para vendê-lo antes do contrato acabar.

Por ter regras próprias, o leasing não é considerado um tipo de financiamento. Mas se você pretende ficar com o veículo no final do contrato, na realidade estaria financiando um carro pelo leasing.

Existe um prazo máximo para este arrendamento que, no caso dos veículos, costuma ser de 24 meses. Caso queria ficar com o carro e quite o pagamento das parcelas antes do contrato terminar, o bem passará para o seu nome e você sairá do leasing.

Quando recebo o carro com o leasing?

Você pega o veículo na hora em que faz o leasing e realiza os pagamentos das parcelas ao banco. Mas, lembre-se: o carro é uma propriedade do banco. Se o cliente parar de pagar pelo leasing do veículo, o banco poderá tirar o carro de você. Por isso, evite atrasar os pagamentos do arrendamento dentro do prazo determinado.

Para quem o leasing vale a pena?

Como é possível financiar até 100% do valor, o leasing é uma alternativa para quem não tem o dinheiro da entrada que é exigido em um financiamento.

Leasing X Financiamento de carro

Durante muito tempo, o leasing foi uma opção mais barata do que o financiamento de veículos, e um dos motivos está nas taxas. Como o leasing não tem cobrança do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), costuma ser mais barato do que o financiamento. No entanto, quando o Governo reduz esse imposto ou deixa de cobrá-lo por um período, o leasing perde força. Como no financiamento é possível vender o carro antes de quitar a dívida (situação que o leasing não permite), financiar em um banco passa a ser uma opção mais vantajosa.

Caso você opte pelo financiamento, confira agora quais são as melhores taxas para financiamento de carro do Brasil!

Saiba mais sobre o consórcio de carro

Outra modalidade de compra que vale a pena fazer um orçamento é o consórcio de veículo. Nele, o cliente entra em um grupo de consorciados e paga mensalidades correspondentes à carta de crédito pelo veículo. A compra do carro poderá ser feita apenas quando o consorciado for sorteado, o que pode levar algum tempo, mas não há taxas de juros como no financiamento, embora exista a cobrança de uma taxa de administração pela empresa. Entenda como funciona o consórcio de carro.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL