Como comprar um carro na nota promissória

A nota promissória é uma das formas de comprar um carro. Veja abaixo o passo a passo para conseguir o veículo dessa forma! 

Como comprar um carro na nota promissória

A nota promissória é um documento que garante o pagamento de uma cobrança entre um credor e um devedor. Ela firma um acordo entre as partes de que o valor será pago em uma determinada data. O documento é utilizado em diferentes ocasiões, como empréstimos feitos entre empresas ou até mesmo quando um familiar precisa fazer uma compra com um valor mais alto.

Outro pagamento que pode ser feito utilizando uma nota promissória como garantia é a compra de um veículo. A promissória corresponderá à uma entrada pelo valor do carro ou a quitação parcial do valor do veículo. Geralmente, o pagamento de um automóvel é feito por meio de um financiamento bancário, mas algumas concessionárias e vendedores também utilizam a nota promissória para cobrar os valores.

É importante lembrar que a nota promissória é um documento válido, pois trata-se de um acordo firmado entre o comprador do carro e o vendedor. Portanto, se não houver o pagamento até a data determinada na promissória, o credor poderá cobrar a dívida de forma judicial. Veja abaixo como comprar um carro pela nota promissória e conheça outras informações sobre o documento!

Como funciona a compra de um carro pela nota promissória

Na compra de um carro pela nota promissória, a concessionária, loja ou o vendedor do veículo terá que preencher os campos do documento com o valor combinado junto com o comprador, a data limite em que o pagamento deverá ser feito, o nome completo e o CPF ou CNPJ, tanto do credor como do devedor. Também é fundamental preencher o endereço de ambas as partes e a data de emissão da nota promissória. Todos os dados devem ser escritos de forma correta, pois, se houver erros na promissória, ela não terá validade como documento.

Em relação ao valor, o preenchimento irá depender do acordo que foi feito com o vendedor do veículo. A nota promissória poderá cobrir o custo de uma entrada pelo valor do carro ou até mesmo uma parte do valor total do veículo. Essa informação deve ser escrita em algarismos numéricos e por extenso no documento.

A falta de pagamento da promissória no prazo determinado poderá gerar processos judiciais, caso o emitente (credor) queira entrar com uma ação contra o devedor e solicitar o pagamento da nota promissória. Por isso, é importante fechar um acordo de pagamento somente se tiver condições de arcar com o valor cobrado pelo documento.

Como fazer uma nota promissória

A nota promissória deve registrar o nome completo de cada parte envolvida no acordo, junto com CPF ou CNPJ de ambos. Além disso, o endereço com a cidade e o estado, a data de emissão da promissória, o prazo de vencimento e o valor concedido ao devedor devem, obrigatoriamente, ficar anexados ao documento. A assinatura do emitente e do devedor também devem constar na nota promissória, porque confirma todas as informações registradas. Veja abaixo um exemplo de nota promissória:

Como comprar um carro na nota promissória

A nota promissória pode ser emitida de duas formas: em pró-soluto ou pró-solvendo. A nota promissória pró-soluto garante que o acordo deverá ser mantido, mesmo sem o pagamento do valor registrado na nota promissória. Dessa forma, o emitente poderá protestar a dívida na justiça para conseguir o pagamento.

A promissória pró-solvendo permite que o acordo seja desfeito se não houver o pagamento da dívida. No entanto, se não houver a devolução do valor ou item comprado pela nota promissória por parte do devedor, como um carro, o credor terá que recorrer na justiça, principalmente se o custo da nota promissória for maior que 20 salários mínimos.

Entenda mais sobre o preenchimento da nota promissória.

Entenda os cuidados para comprar um carro na promissória

Todos os dados do credor e do devedor devem estar registrados na nota promissória de forma correta. Caso contrário, o documento não terá validade e, se houver a necessidade de recorrer à justiça para obter o valor da nota promissória, será mais difícil comprovar a autenticação do documento. Quando for preencher a promissória, certifique-se de que todos os dados estão corretos. Se o documento estiver rasurado, ele também não terá validade, por isso, fique atento!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL