Carro totalmente financiado: como funciona

Um carro totalmente financiado teve todo o seu valor parcelado junto ao banco. Saiba mais sobre como funciona a compra e venda desse tipo de veículo!

Carro totalmente financiado: como funciona

Quem quer comprar um carro, mas não possui todo o dinheiro para pagar uma entrada ao banco e conseguir fazer o financiamento deve  tentar financiar o valor total do veículo. Dessa forma, o cliente não precisará apresentar entre 10% e 20% do preço do carro que deseja comprar ao banco e conseguirá comprar o veículo.

O financiamento total do veículo está sujeito à aprovação da análise de crédito feita pelos bancos e financeiras que oferecem esse tipo de compra. Caso seja aprovado, o financiamento do carro terá alguns anos para ser quitado. Durante esse período, cabe ao cliente manter as parcelas pagas em dia e evitar o atraso dos pagamentos, porque a taxa de juros de um carro totalmente financiado tende a ser mais alta.

Se porventura o cliente quiser vender o veículo para outra pessoa, ele terá que ir até o banco e repassar a dívida, mas essa operação só é aprovada pelo gerente se o crédito do interessado em comprar o veículo for aprovado. Outra opção é procurar uma pessoa que pague pelo carro à vista. Entenda mais sobre a compra e a venda de um carro totalmente financiado e tire outras dúvidas sobre o veículo nesse estado.

Como vender um carro totalmente financiado

Um carro que teve o seu valor total parcelado pelo banco por meio do financiamento será um compromisso de alguns anos. Geralmente, o prazo máximo de pagamento de um carro totalmente financiado é de 60 meses, ou seja, 5 anos. Por isso, se o dono do carro quiser vender o carro durante esse período, a negociação dependerá da aprovação do crédito pelo novo dono ou do pagamento total da dívida restante com o banco.

O primeiro passo para vender um carro que está em fase de pagamento é anunciá-lo em sites de compra e venda de veículos e explicar a situação de pagamento. Na descrição da venda, escreva quantas parcelas do financiamento já foram pagas e quanto ainda falta para que o veículo seja totalmente quitado.

Quando encontrar uma pessoa que deseja comprar o carro financiado, poderá acontecer duas situações: o interessado pagar pelo carro à vista ou, nos casos mais comuns, assumir o financiamento do carro do atual proprietário com o banco.

Caso o futuro proprietário queira pagar à vista pelo carro, o atual responsável pelo veículo poderá utilizar o dinheiro recebido e quitar as parcelas restantes no banco. O novo proprietário, por sua vez, assumirá um carro sem dívidas e não terá que pagar pelo restante do financiamento.

Para assumir as parcelas que faltam do financiamento e continuar pagando pelo carro que já foi financiado, o interessado em comprar o veículo passará por uma análise de crédito no banco em que o carro foi financiado e, somente se for aprovado, poderá continuar pagando pelo financiamento.

Como funciona a transferência de documentos

Além dos cuidados referentes aos pagamentos à vista do carro ou do restante do financiamento, o atual e o futuro dono do veículo precisarão ir até o cartório mais próximo e fazer a regularização da documentação do carro, como a transferência para o nome de quem será o novo responsável pelo veículo. Em relação aos devidos pagamentos, é importante que ambas as partes estejam juntas na regularização do contrato com o banco e durante o depósito do dinheiro, no caso do pagamento pelo carro ser feito à vista.

Fique atento! Não faça a transferência de documentos se o pagamento pelo veículo ainda não tiver sido feito ou se o banco ainda não formalizou o contrato com o novo dono do veículo. Lembre-se de confirmar a realização do depósito ou a transferência do financiamento no banco antes de assinar documentos no cartório.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL