Simular aposentadoria INSS online: como fazer

O INSS permite que funcionários e contribuintes descubram o quanto faltam para aposentar na plataforma online Meu INSS. Saiba mais! 

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Quem é contribuinte individual do INSS ou trabalha com carteira assinada paga todos os meses a Previdência Social para conseguirem obter a aposentadoria no futuro. Além disso, quem contribui com o INSS garante pensões e auxílios em caso de acidentes e outros benefícios, como o salário maternidade. Portanto, mesmo que desempregado ou exercendo uma atividade autônoma, é importante realizar as contribuições ao INSS.

Em relação à aposentadoria, os contribuintes devem solicitar o benefício assim que atingirem o tempo de contribuição e a idade necessária exigidos pela Previdência Social. Quando for liberado o benefício do INSS, o contribuinte passará a receber todos os meses o salário correspondente à regra em que se aposentou.

Como existem diferentes regras vigentes pela Previdência Social aos contribuintes que pagam todos meses e desejam se aposentar, o tempo mudará de acordo com a regra selecionada pelo indivíduo na hora de dar entrada na aposentadoria. Para facilitar esse cálculo, o INSS libera a simulação da aposentadoria online com objetivo de que o interessado descubra quanto tempo falta até que esteja apto a se aposentar.

Confira abaixo como simular a aposentadoria online e descubra quando poderá solicitar o benefício pelo INSS!

Como simular aposentadoria INSS online

Os serviços digitais do INSS, incluindo o simulador de aposentadoria, podem ser acessados e utilizados a partir de um cadastro na plataforma do Governo, o “Gov.br”. Com esse cadastro é possível utilizar os serviços digitais do “Meu INSS” e descobrir quanto tempo falta para se aposentar. Veja a seguir como se cadastrar no sistema do Governo Federal e acessar o “Meu INSS” para simular a aposentadoria!

Passo 1. No site do cadastro do Governo Federal, clique na opção “Crie sua conta gov.br”. A ação encaminhará o usuário até uma lista de opções de cadastro. Nela, será necessário informar como deseja se inscrever na plataforma. Clique em “Número do CPF”. Confira os exemplos abaixo:

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Passo 2. Nessa fase do cadastro, o contribuinte terá que informar alguns dados, como o CPF e o nome completo, além de aceitar os termos de uso da plataforma. Depois, clique no botão “Avançar”. Para habilitar a inscrição e a senha, será necessário informar um telefone celular e o endereço de e-mail. Por meio de mensagem via SMS ou na caixa de entrada do e-mail, a plataforma enviará um código de confirmação para ativar a conta e acessar os seus dados do INSS, incluindo o simulador da aposentadoria.

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Passo 3. Quando a conta estiver verificada e pronta para uso, o contribuinte deverá retornar à página inicial do site e efetuar o login com o CPF e a senha cadastrada, como na imagem abaixo.

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Passo 4. Na tela seguinte, para calcular o tempo que falta para solicitar a aposentadoria, clique em “Ir ao Meu INSS”. O beneficiário será direcionado aos serviços digitais do INSS.

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Passo 5. Para ver o tempo que resta para conseguir se aposentar, basta clicar no botão “Simular aposentadoria”, como na imagem abaixo. De acordo com os dados de contribuição vinculados ao CPF e nos registros trabalhistas, escolha uma regra da aposentadoria e descubra quanto faltará para dar entrada no benefício. Além disso, também é possível saber, de forma aproximada, quanto será o salário do aposentado, tendo em vista o tempo de contribuições à Previdência Social.

Simular aposentadoria INSS online: como fazer

Já posso me aposentar. O que devo fazer?

Se o tempo de contribuição e a idade do beneficiário estiverem  dentro de alguma das regras do INSS para solicitar a aposentadoria, será necessário agendar um atendimento no posto da Previdência Social mais próximo ou pedir a aposentadoria via internet. Ambos os serviços estão disponíveis no próprio “Meu INSS”.

Para pedir a aposentadoria pela internet, o usuário deve acessar o “Meu INSS” e selecionar a opção “Pedir Aposentadoria”. Depois, será necessário selecionar qual regra da aposentadoria está enquadrado e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.

Se preferir o atendimento presencial, no “Meu INSS”, escolha a opção “Agendamentos / Solicitações”, localize a unidade mais próxima da Previdência Social e agende o horário que preferir. O atendimento também é agendado pelo telefone 135 da Previdência Social. A central de relacionamento funciona de segunda-feira a sábado, das 07h00 às 22h00.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL