Segunda via do CPF: como tirar

A Receita Federal permite a emissão da segunda via do CPF presencialmente ou pela internet. Saiba mais sobre as opções!  

Segunda via do CPF: como tirar

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento de extrema importância para o cidadão brasileiro. Na hora de abrir contas em bancos, fazer compras e solicitar alguns serviços, a apresentação do CPF é obrigatória. Por isso, é sempre bom levar uma cópia com a numeração do documento, que pode ser impressa ou anexada ao cartão azul do CPF.

Em caso de perda ou roubo, a Receita Federal, órgão responsável pela emissão do CPF, permite que uma 2ª via do documento seja emitida pela internet ou em postos de atendimento. Até agosto de 2011, o número de inscrição do CPF era impresso em um cartão com a cor azul, mas a Receita deixou de fabricar o documento nesse formato, dando lugar a impressão e consulta mais simplificadas.

Saiba como tirar a segunda via do CPF na internet ou nos postos da Receita Federal e não fique sem o documento!

Como tirar segunda via do CPF na internet

A emissão da 2ª via do CPF na internet é feita diretamente no site da Receita Federal, no entanto, você precisa ter o número de inscrição do documento ou ter declarado o Imposto de Renda há pelo menos dois anos para tirar a 2ª via e levar o CPF com você na carteira. Além disso, para fazer a impressão simplificada é obrigatório o título de eleitor. Na página, clique em uma das três opções disponíveis na tela, como na imagem a seguir.

Segunda via do CPF: como tirar

Para fazer a impressão simplificada, o usuário deve preencher algumas informações para conseguir tirar a segunda via do CPF. São elas:

Assim que os dados são validados, o comprovante do CPF é emitido com a numeração, o nome completo do titular, data de nascimento e o código de autenticação. Basta imprimi-lo e se quiser, plastificá-lo.

Consultar CPF no celular

Além de tirar a 2ª via do CPF pela internet, o acesso ao documento pode ser feito por aplicativo direto no celular. O app Pessoa Física da Receita Federal libera alguns serviços para o usuário, incluindo a consulta da segunda via do CPF e informações sobre o Imposto de Renda. O programa está disponível para celulares com sistema Android e iOS.

Perdi o CPF e não tenho a numeração. O que fazer?

Nesses casos, não é possível retirar o documento pela internet ou consultá-lo no aplicativo. O titular deve comparecer em um dos postos de atendimento da Receita Federal com um documento de identificação e solicitar uma nova via do CPF. É possível fazer o agendamento na internet e comparecer ao posto para emitir o documento. Clique aqui e agende um horário.

A numeração do CPF costuma ficar anexada em outros documentos, como no RG. Por isso, verifique na sua identidade se o número de inscrição do CPF não está impresso no documento. Quem estiver nessa situação saiba que não é necessário apresentar um comprovante de inscrição do CPF. Em todo caso, sempre procure levar o número do CPF com você de alguma forma!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL