Restituição Imposto de Renda: como consultar

Está esperando pela restituição do Imposto de Renda? Consulte se o seu lote de reembolso já está disponível pela internet ou pelo celular. Confira!

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda pode saber se está incluso ou não em algum lote fazendo uma consulta rápida pelo site da Receita Federal, ou ainda pelo aplicativo Pessoa Física, que também é da Receita. Veja como fazer.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Consulta pelo site da Receita Federal

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “Serviços”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Passo 2. Selecione a opção “Restituição e Compensação”, na parte “Navegue aqui”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Passo 3. Clique em “Restituição do Imposto sobre a Renda Pessoa Física – IRPF”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Passo 4. Selecione a opção “Restituição IRPF – Consultar” e depois a “Atendimento pela internet”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Passo 5. Na tela seguinte, insira o seu CPF, o ano da declaração e a sua data de nascimento, e valide o acesso digitando os caracteres da imagem apresentada. Por fim, clique em “Consultar”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Se aparecer a mensagem dizendo que a sua declaração está na base de dados, significa que ainda não chegou a sua vez de receber de volta esse dinheiro. Já se você estiver incluído no lote presente, poderá ver a data de restituição no campo “Disponível a partir de”.

Consulta pelo aplicativo Pessoa Física

Passo 1. Baixe o aplicativo no seu iOS ou Android. Ao abri-lo, clique em “Consulta Restituição”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Passo 2. Coloque o seu CPF e clique na lupa, no canto superior direito. A data que você receberá a restituição estará no campo “Disponível a partir de”.

Restituição Imposto de Renda: como consultar

Com esse aplicativo, você também consegue consultar restituições do Imposto de Renda Pessoa Física desde 1999. Além disso, caso prefira, você pode ativar um alerta que será acionado assim que a sua restituição estiver disponível.

Quando é feita a restituição do Imposto de Renda 2020

Para quem declarou o Imposto de Renda Pessoa Física em 2020, saiba que os primeiros lotes da Restituição do IR estão disponíveis desde o mês de maio. Confira na tabela abaixo.

Vale lembrar que a cada mês a restituição do IR é atualizada de acordo com a taxa Selic até o dinheiro ser depositado em sua conta, após o depósito o valor não sofre nenhuma alteração, independente da data que você receba a restituição do IR.

LoteDataRemuneração Selic
29/05/20200,00%
30/06/20200,00%
31/07/20201,00%
31/08/20201,19%
30/09/2020Não divulgada

*As informações prestadas na tabela acima foram obtidas no site da Receita Federal do Brasil – Ministério da Fazenda no dia 26 de agosto de 2020 e podem ser alteradas a qualquer momento.

Como funciona essa restituição

A restituição do Imposto de Renda acontece quando o cidadão pagou mais impostos do que ele devia. Na prática, esse pagamento é feito via retenção na fonte, ou seja, o valor do imposto é descontado do seu salário, férias, hora extra, 13º salário, entre outros recebimentos.

Assim, se você fez a declaração do imposto de renda e tem direito a receber uma restituição, saiba que o dinheiro é depositado em lotes, mês a mês.

A ordem de recebimento segue uma ordem, em que as primeiras pessoas a receber são, preferencialmente, idosos, deficientes e portadores de doenças graves.

Em seguida, os lotes da restituição do IR são destinados às pessoas que entregaram a declaração do imposto de renda no início do prazo.

Quer saber como fazer a sua própria Declaração de Imposto de Renda? Veja quais são os passos para fazer esse documento!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL