Quer cancelar um serviço? Saiba evitar os principais problemas

Para cancelar um serviço, é preciso ficar atento a algumas coisas para não ter dor de cabeça depois. Veja o que fazer!

Quer cancelar um serviço? Saiba evitar os principais problemas

Ao cancelar um serviço, é fundamental que você anote todas as informações conversadas na solicitação e guarde os comprovantes desse pedido, como o protocolo de atendimento ou troca de e-mails, se houver. Fazer isso pode te livrar de cobranças indevidas e de futuros contratempos. Confira mais dicas para concluir o cancelamento do serviço com sucesso.

Como cancelar um serviço

Seguir as dicas abaixo é importante porque, caso a empresa entenda que o cancelamento não foi feito, continuará cobrando pelo serviço. “Se o cliente não oficializou esse desligamento, a empresa pode cobrá-lo”, explica Donizét Píton, presidente da ANDIF, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro.

Anote o protocolo

Este número serve para provar que, em meio a tanta gente, você fez contato com a empresa. “Anotar o protocolo é uma garantia que o cliente tem. Ele pode pedir para acessar a gravação da conversa, por exemplo, se for necessário provar a tentativa de cancelamento”, orienta o presidente da ANDIF.

Guarde e-mail

Do mesmo modo que o protocolo será a sua garantia, as mensagens eletrônicas servem para provar que o cliente solicitou a ajuda da empresa e o cancelamento do serviço.

Faça uma carta

Algumas empresas pedem que o cliente escreva uma carta justificando o pedido do cancelamento. Mesmo que exista um registro telefônico ou por e-mail, ela tem direito a fazer esse pedido.

Nesse caso, escreva à mão e coloque dados pessoais, como nome completo, RG e CPF. Coloque também a data, descreva que está cancelando o pedido e assine no final.

“Todas as formas são válidas para solicitar o desligamento da empresa, mas é muito importante documentá-las. Assim a empresa não tem como negar que o contato foi feito”, explica Donizét.

E se eu pedi, mas a empresa não cancelou?

Nesse caso, é preciso provar que você fez esse contato para o cancelamento. O primeiro passo é tentar conversar com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) daquela companhia. Se não der certo, peça a ajuda de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

“Em último caso, se nada funcionar, existe a opção de abrir um processo contra a empresa. E quando você pagou indevidamente pelo serviço que tentou cancelar, pode pedir a devolução do dinheiro. Em alguns casos, até um processo por danos morais pode ser aberto”, conta o especialista da ADIF.

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O que diz a lei?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a cláusula referente ao cancelamento da prestação de serviços não pode deixar o consumidor em desvantagem exagerada, ou seja, o prejuízo do cancelamento precisa ser moderado para quem contratou o serviço.

Se você quer ou precisa cancelar algum serviço e viu que precisa pagar uma multa de valor muito alto ou qualquer outra condição que foge do equilíbrio, faça uma reclamação junto ao Procon do seu estado e vá atrás dos seus direitos.

O que você precisa saber!

Depois que o cancelamento acontece, mesmo que o consumidor não tenha usado o serviço em períodos anteriores, ele não precisa mais pagar por isso.

Muitas empresas tentam dificultar a vida do cliente que quer cancelar um serviço. O atendimento por telefone, por exemplo, costuma ser demorado. Por isso é ainda mais importante documentar o modo como o pedido de cancelamento foi realizado.

“A justiça sabe que várias destas situações acontecem, mas se o consumidor não tiver provas de que foi desrespeitado fica difícil fazer a defesa dele”, alerta Donizét.

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Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

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