Quais são os documentos para o contrato de locação

Vai alugar um imóvel? Veja aqui quais são os documentos necessários para o contrato de locação para já deixá-los separados!

Quais são os documentos para o contrato de locação

Quando uma pessoa se interessa por determinada casa, apartamento ou conjunto comercial, ela precisa apresentar alguns documentos para conseguir assinar o contrato de locação e fechar o negócio. É este contrato que mostra os direitos e deveres tanto de quem está alugando quanto do dono do imóvel.

Se você quer se adiantar e já deixar separados os documentos necessários para a assinatura do contrato, veja na lista abaixo quais são os papeis que você vai precisar.

Documentos para o contrato de locação

Confira quais são os documentos exigidos de cada pessoa envolvida no contrato de aluguel do imóvel.

Proprietário do imóvel

É preciso apresentar:

Inquilino

Se o interessado for uma pessoa física, os documentos necessários são:

Para comprovar renda, no caso de assalariados, basta apresentar os recibos de salários. Já no caso de autônomos, é possível apresentar os recibos de vendas e prestação de serviços, extratos bancários e a declaração do Imposto de Renda.

Já se for pessoa jurídica, os documentos são:

Fiador

Se a locação for feita com ajuda de um fiador, essa pessoa deverá levar:

Além disso, a imobiliária ou o próprio proprietário ainda podem elaborar uma ficha cadastral e pedir para que o fiador a preencha com seus dados.

Vale lembrar que as despesas para fazer o contrato de locação devem ser pagas inteiramente pelo proprietário do imóvel. 😉

Quais as garantias exigidas

Além de apresentar os documentos, é possível que o proprietário também solicite alguma garantia. Isso é importante para que ele não leve um calote caso você atrase os pagamentos do aluguel.

A garantia não é obrigatória, mas é um direito do locador. Portanto, ele pode fazer essa solicitação, além de escolher quais tipos de garantia que vai aceitar.

As opções mais escolhidas são o fiador, o depósito caução, o seguro-fiança ou um título de capitalização. Entre eles, o que mais vale a pena financeiramente é o fiador, já que não exige nenhum pagamento antecipado.

Porém, é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. No caso de atraso nos pagamentos, o fiador pode ser cobrado, e isso pode gerar uma situação desconfortável tanto para você como para quem terá que pagar uma despesa que é sua.

Saiba mais aqui sobre essas quatro opções de garantia para dar no aluguel de um imóvel!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL