Quais os deveres da pessoa que mora de aluguel?

Não é só o locador que tem deveres no aluguel de um imóvel, o locatário também precisa seguir algumas regras. Entenda!

Quais os deveres da pessoa que mora de aluguel?

Quem mora de aluguel tem alguns deveres a cumprir. Seja em uma casa, um apartamento ou em uma sala comercial, existem obrigações tanto para o locador como para o locatário.

No caso do inquilino, o imóvel não pertence a ele. Uma vez que o local está no nome do proprietário, o morador precisa seguir algumas regras para que não sofra multas ou tenha que pagar por algum dano causado na estrutura do local.

Você sabe quais são os outros deveres do locatário? Confira abaixo e fique por dentro de tudo que você deve fazer quando aluga um imóvel!

9 deveres de quem mora de aluguel

1. Pague o aluguel em dia

O compromisso de pagamento garante a locação do imóvel. Por isso, o aluguel deve ser pago até a data de vencimento escolhida entre o locador e o locatário. Com a determinação de uma data de vencimento, há uma garantia maior de que no dia de pagar o aluguel, o inquilino terá como pagar o valor registrado em contrato!

2. Utilize o imóvel com cuidado

Quando for realizar a instalação de algum eletrodoméstico ou mudança nos móveis da casa, tome cuidado para não prejudicar alguma parede, batente de portas ou piso do imóvel alugado. Saiba que, em caso de danificações como essas, o inquilino deverá arcar com a reparação e manutenção do ambiente.

3. Devolva o imóvel do mesmo jeito que ele foi alugado

Na hora de entregar as chaves do espaço alugado, certifique-se de que o imóvel está no mesmo estado que você entrou para morar ou trabalhar. Caso tenha ocorrido algum incidente provocado por você ou dependentes dentro do imóvel, faça o reparo e informe o locador sobre o que aconteceu.

4. Avise o proprietário sobre qualquer dano ou defeito que precise de conserto

Problemas hidráulicos, nas instalações elétricas ou infiltrações devem ser informados ao locador do imóvel, porque esses danos específicos são de responsabilidades do dono do espaço. Desta forma, o proprietário conseguirá providenciar a manutenção do local e melhorar a sua convivência dentro do imóvel.

5. Não altere a estrutura do imóvel sem avisar antes o proprietário

Sempre informe o locador do imóvel sobre alguma mudança estrutural no imóvel. Pensou em mudar uma porta de lugar ou abrir janelas em determinados cômodos? Saiba que, nesses casos, a última palavra é do dono do imóvel. Algumas vezes a alteração poderá ser feita, já em outras pode ser que danifique a casa e prejudique a estrutura para um próximo inquilino.

6. Pague as despesas de telefone, luz, gás, água e esgoto

Quem usará esses serviços são os moradores do imóvel alugado. Portanto, o pagador deverá ser o consumidor por esses serviços. Essas despesas só recaem sobre o dono do imóvel se o inquilino não fizer o pagamento delas. Além disso, o local fica sujeito ao bloqueio de fornecimento dos serviços de abastecimento se não houver o pagamento das despesas.

7. Permitir que o locador vistorie o imóvel, contanto que agende a data e horário

O locador deve marcar um horário para realizar visitas ao imóvel alugado para verificar a situação do local e observar se houve mudanças estruturais no lugar. Para apresentar o imóvel alugado a outros possíveis inquilinos também é necessário marcar um dia e horário apropriados.

8. Cumprir os regulamentos internos do condomínio

Além das regras previstas no contrato de aluguel, o locatário também deve respeitar as normas estipuladas pelo condomínio onde o imóvel está localizado. Geralmente, esses contratos esclarecem dúvidas sobre manutenções internas, serviços de segurança e normas e condutas que o inquilino deve seguir estando dentro da propriedade.

9. Pague as despesas de condomínio

Não esqueça que, além do custo com aluguel, moradores de condomínios devem pagar uma taxa para utilizar alguns serviços de abastecimento, como água, luz e energia elétrica, e pagar despesas com segurança, manutenção e a conservação de equipamentos e infraestrutura.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL