Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

PROCON: saiba como registrar reclamações online

PROCON: saiba como registrar reclamações online

Você pode registrar reclamações online no Procon pelo site da própria fundação ou pelo site Consumidor.gov. Veja como! Registrar reclamações online no Procon é um direito seu caso você tenha dificuldades para resolver algum problema com um fornecedor de produtos ou serviços. Se você se sentir prejudicado, você pode recorrer à fundação para finalmente conseguir […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Você pode registrar reclamações online no Procon pelo site da própria fundação ou pelo site Consumidor.gov. Veja como!

Registrar reclamações online no Procon é um direito seu caso você tenha dificuldades para resolver algum problema com um fornecedor de produtos ou serviços. Se você se sentir prejudicado, você pode recorrer à fundação para finalmente conseguir a solução.

Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes: a primeira é pelo site do Procon e a segunda é pelo site Consumidor.gov. Acompanhe o processo para fazer a sua reclamação em cada uma das plataformas.

Como registrar reclamações online no Procon

O canal eletrônico do site está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h. O tempo de resposta da solicitação pode variar entre cinco e quinze dias. Confira abaixo o passo a passo.

1º Etapa: Acesse o site do Procon SP. Clique em “Faça sua reclamação”, conforme imagem abaixo.

Você também pode passar o mouse sobre a aba “Espaço Consumidor” e selecionar a opção “Atendimento a distância”.

Caso opte pelo segundo caminho, clique em “Acessar atendimento eletrônico”.

2º Etapa: Na página seguinte, faça o acesso com o seu e-mail ou CPF e senha, caso você já tenha cadastro. Caso não tenha ainda, clique em “Cadastre-se!”.

3º Etapa: Já no seu acesso, clique em “Meu Cadastro” para completá-lo. Sem esse passo, não é possível registrar sua reclamação. Você deverá informar dados como CPF, RG, data de nascimento, endereço e telefones para contato. Depois de concluído, clique na opção “Salvar dados”, localizada na parte inferior da tela. Caso seu cadastro já esteja completo, pule para a 4ª etapa.

4ª Etapa: Na tela seguinte, clique em “Nova reclamação” para fazer a sua queixa.

5ª Etapa: Nas telas seguintes, você deverá explicar e especificar a sua reclamação. Comece selecionando a opção “Sou titular da compra ou contratação” caso a compra tenha sido feita no seu nome. Caso você não seja o titular, você deverá comparecer até um posto do Poupatempo com uma procuração.

Prossiga preenchendo a classificação do problema (se ele está relacionado com alimentação, habitação, água, energia e gás, entre outros), o nome da empresa, detalhes necessários e anexos que te ajudarão a justificar a sua queixa. Finalize a reclamação e aguarde o contato por telefone ou e-mail.

Como registrar reclamações online no Consumidor.gov

Assim como o Procon, o Consumidor.gov.br funciona de acordo com o estatuto dos Direitos do Consumidor e, segundo dados da plataforma, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas. O tempo de resposta da empresa leva, em média, 7 dias para acontecer.

Veja a seguir o passo a passo para registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br.

1º Etapa: Acesse o site do Consumidor.gov.br e clique em “Cadastrar” no canto direito superior da tela.

2º Etapa:  Na página seguinte, preencha os campos com os dados cadastrais pedidos pelo site. É fundamental colocar o endereço de e-mail e telefones pessoais para que a empresa entre em contato com você para resolver o problema. Não esqueça também de aceitar os termos de uso do site para utilizá-lo.

3º Etapa: Assim que o cadastro for finalizado, você terá uma página de serviço onde todas as reclamações ficarão registradas e podem ser consultadas ao longo do contato. Clique no botão “Nova Reclamação”.

4º Etapa: Coloque todos os dados da reclamação nessa tela seguinte. Nome da empresa, serviço ou produto adquirido e o  problema relatado devem constar na ficha de reclamação. Descreva o ocorrido em poucas palavras e a melhor solução, ao seu ver, para a reclamação. Anexe notas fiscais e protocolos à reclamação e envie.

5º Etapa: Aguarde a confirmação de registro da reclamação por e-mail e acompanhe o progresso dela no site. As empresas demoram cerca de sete dias para contatar o cliente para uma negociação.

Outras formas de registrar reclamações

Além do atendimento pela internet, você também pode fazer a sua queixa presencialmente ou por telefone.

Atendimento Presencial

O atendimento pessoal do Procon em SP acontece em postos do Poupatempo, porém, o serviço também está presente em todo o território nacional. Confira a lista completa com os postos de atendimento do Procon no Brasil. 

Atendimento a distância

Também é possível registrar reclamações por meio da central de atendimento 151. O cliente que se sentir prejudicado pode entrar em contato e registrar uma ocorrência. O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8hs às 17hs, exceto em feriados.

O que é o Procon?

O Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é uma fundação que tem o objetivo de resolver problemas entre clientes e fornecedores de determinados produtos e serviços. Quando o consumidor sente-se prejudicado por alguma compra ou prestação de serviço contratada e a empresa não resolve o problema, ele pode recorrer à fundação para tentar solucionar a situação.

Com o auxílio do Código de Defesa do Consumidor, a fundação analisa as ocorrências dos consumidores e entra em contato com a empresa para negociar uma resolução. Hoje, ela é responsável pelo monitoramento da grande maioria do comércio nacional, inclusive o online.

O que é o Consumidor.gov?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a mediação direta entre consumidores e empresas para solução de problemas pela internet. Esse serviço é monitorado pela Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, e permite solucionar conflitos de clientes de todo o país.

Veja também

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes