O que fazer se você perdeu seus documentos

O primeiro passo é realizar um boletim de ocorrência. Em seguida, não deixe de avisar à Serasa e ao SPC para evitar fraudes com a sua documentação. 

O que fazer se você perdeu seus documentos

Se você perdeu seus documentos, é preciso registrar o sumiço da documentação e avisar as empresas que negativam consumidores. Isso pode acontecer com qualquer um, e só pedir a segunda via do que foi perdido não é o suficiente. Para não ser vitima de golpe, entenda seus direitos e o que fazer para se proteger.

Faça um boletim de ocorrência

A primeira atitude de quem perde os documentos deve ser fazer o boletim de ocorrência (B.O.). Isso porque, se alguém mal intencionado encontrar essa documentação, poderá usá-la para pegar crédito, o que provavelmente traria uma negativação em seu nome.

Então, além de fazer documentos novos, você precisa se proteger desses golpes. Ao fazer o B.O., você tem a prova da data em que perdeu os documentos e, portanto, consegue impedir cobranças de dívidas que alguém possa fazer em seu nome.

Vá a qualquer delegacia ou acesse o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado para pedir o boletim. Esse processo gera um protocolo, que é o número para a justiça monitorar o seu caso. Procure imprimir e guardar este documento, assim, você poderá comprovar sua inocência se for preciso.

Comunique a Serasa e o SPC

A etapa seguinte é comunicar a Serasa Experian ou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sobre o roubo ou a perda dos documentos. Então, eles enviarão um alerta a empresas, instituições e lojas para que não aceitem seu documento.

“A Serasa manda uma cópia do comunicado que evita qualquer tipo de problema futuro que o consumidor possa ter. É um jeito de corrigir uma situação em que ele pode ser prejudicado. Mas para dar certo é preciso fazer o boletim e a notificação”, explica a advogada Tatiana Viola de Queiroz, da Proteste, associação de consumidores.

A perda de cheques e cartões segue esse mesmo procedimento. Além disso, é necessário informar o banco ou a financeira e pedir o bloqueio imediatamente.

Conheça seus direitos

Se você registrou a perda ou o roubo dos documentos em um boletim de ocorrência e avisou tanto a Serasa, quanto o SPC, as chances de golpe diminuem. Mas mesmo assim, ainda existe um risco.

“Quando você cumpre as etapas necessárias para a sua segurança, mas alguém consegue contratar um serviço em seu nome, a culpa será da empresa, que não verificou se o dono do documento era a mesma pessoa que pediu o crédito e de quem está com o documento falso. Então, acaba sendo uma dupla responsabilidade: de quem comete o crime e de quem permite que ele seja praticado”, alerta Tatiana.

Perdeu o título de eleitor?

Se você não conseguir um documento novo antes das eleições, leve um documento com foto quando for votar.

“O maior cuidado a ser tomado é com o RG, CPF e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) porque eles têm todos os dados de quem os perdeu. Não que os outros documentos não mereçam atenção, mas por permitirem vários tipos de serviços e transações financeiras, estes três são os que exigem cuidado”, orienta a advogada da Proteste.

Quer trocar o número do documento?

Essa alteração não é obrigatória, mas você pode pedir um novo documento se estiver com receio de ser prejudicado. Quem mora em São Paulo, pode ir ao Poupatempo. Procure fazer o agendamento no site ou pelo 0800-7723633.

Em cidades onde não há Poupatempo, a segunda via de documentos deve ser pedida em órgãos separados. Por exemplo: o RG é feito em uma Delegacia de Polícia e a renovação da CNH na Ciretran local. Se você perdeu o CPF, entre em contato com uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios, ou imprima a segunda via pelo site da receita Federal.

Não perca tempo! Saiba como tirar a segunda via dos documentos mais importantes que você tem e também da carteira de trabalho.

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Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


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