O guia do Cartão do Cidadão

Saiba o que é o Cartão do Cidadão, qual a sua importância, quem tem direito a este documento e ainda outras informações sobre ele.

O guia do Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão, também chamado de Cartão Social ou só Cartão Cidadão, é feito pela Caixa Econômica Federal e deixa você consultar o saldo do FGTS e do PIS, além de sacar o pagamento de algum benefício social ou trabalhista que você receba atualmente. Saiba mais sobre este documento!

O que é o Cartão do Cidadão e como ele funciona

O Cartão Cidadão é um documento em forma de cartão, pelo qual é possível fazer a consulta e o saque de benefícios sociais e trabalhistas recebidos. Assim, trabalhadores que têm direito a receber algum benefício e não têm conta na Caixa Econômica, precisam emitir esse cartão gratuitamente para ter como fazer o saque dos valores em questão.

Quem pode pedir este documento

Qualquer um que possa receber (ou que receba atualmente) o abono salarial, o seguro-desemprego ou outro benefício social, além dos trabalhadores com carteira assinada, que têm direito ao FGTS, pode pedir o Cartão Cidadão.

Mas fique atento: se você já tiver outro cartão de algum programa social, como o Bolsa Família, ou qualquer outro que pague um auxílio em dinheiro, não poderá pedir o Cartão do Cidadão. O motivo? Os dois terão a mesma função, que é receber o benefício e consultar o saldo.

Há ainda outro fator que permite ou não a emissão do cartão. Quem tem conta na Caixa, mesmo que tenha direito a todos os benefícios sociais e trabalhistas mencionados, não tem a necessidade de fazer o cartão, uma vez que os valores são creditados diretamente na conta do titular.

Descubra como pedir o seu Cartão Social

Existem duas formas: pelo atendimento do 0800 da Caixa ou em alguma agência do banco. E saiba que você não precisa pagar nada por isso! O Cartão do Cidadão é gratuito – e deve chegar na sua casa em 15 dias úteis após o pedido ser feito.

Por telefone

Ligue no telefone 0800-726-0207 e selecione a opção “cartão social”. Para acelerar o processo, tenha o número do PIS com você no momento da ligação. Após solicitar o cartão, você poderá escolher entre recebê-lo em casa ou retirá-lo em uma agência da Caixa.

Em agência da Caixa

Outra forma de pedir o Cartão do Cidadão é ir pessoalmente ao banco. Nesse caso, você terá que levar um destes documentos abaixo. Talvez a Caixa peça um comprovante de endereço, então, vale se preparar. Confira o que você pode levar:

Por que você precisa ter o PIS

Como o Cartão do Cidadão faz pagamentos de benefícios sociais, você só consegue receber algo que tenha direito por lei desde que tenha uma inscrição no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Além disso, será preciso informar o PIS na hora de pedir o seu cartão. Assim, a Caixa saberá quais benefícios você recebe e deixará você usar o cartão para retirar esse dinheiro.

Onde cadastrar a senha do Cartão Cidadão

Assim como você pode solicitar o cartão pelo telefone ou presencialmente, também dá para cadastrar a sua senha no 0800 ou numa agência da Caixa, além das casas lotéricas. Veja o que fazer em cada situação:

Por telefone

Ligue no 0800-726-0207 e tenha bastante paciência. Todas as tentativas que a Konkero fez não deram certo, sem contar as inúmeras reclamações que nossa equipe encontrou no site do Reclame Aqui sobre esse atendimento. Mas quando você conseguir completar a ligação, selecione a opção “cartão social” e “cadastramento de senha”. Guarde bem essa senha porque você precisará dela para usar o Cartão do Cidadão nos saques e consultas.

Na agência da Caixa ou na Lotérica

Seja qual for a sua escolha, leve seu RG, seu CPF e a sua Carteira de Trabalho, além do Termo de Responsabilidade preenchido – que está disponível no site da Caixa. Esse documento tem as regras de uso da senha e, portanto, você precisa levá-lo com as informações corretas e assinar o papel somente quando estiver diante do atendente ou do caixa.

É importante saber: no caso do desbloqueio na lotérica, ligue antes para o 0800-726-0207 e peça a autorização para o cadastramento de senha – a ligação é gratuita.

O que você consegue fazer com este cartão

Com o Cartão do Cidadão é possível consultar o saldo e o extrato da sua conta do FGTS, assim como o saldo do PIS, e sacar até R$ 1 mil dessa conta do FGTS (se você puder retirá-lo agora), além de receber o pagamento dos benefícios a que tem direito.

Onde dá para usar o Cartão Social

Após cadastrar a senha, o cartão está liberado para ser utilizado nas agências da Caixa, nos pontos de auto-atendimento, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

Como tirar a segunda via do Cartão Cidadão

Novamente, você terá que ligar no 0800-726-0207. Vá para a opção “cartão social” e tente falar com um atendente da Caixa. Boa sorte!

Como acessar o Cartão Cidadão pela internet

Além de usar o cartão nos caixas eletrônicos e em outros lugares físicos, você ainda pode fazer a consulta do saldo do seu benefício online. Basta acessar o Portal de Serviços Online da Caixa, se cadastrar com o seu CPF, NIS/PIS ou e-mail e consultar o saldo de benefícios como FGTS, abono salarial e seguro-desemprego. Veja o passo a passo desta consulta nesta matéria.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL