Novo RG: tudo o que você precisa saber

Veja tudo o que vai mudar no novo modelo do documento de identificação e saiba como ter o seu novo RG.

Novo RG: tudo o que você precisa saber

Desde agosto de 2019, os cidadãos podem emitir um novo RG, mais completo e prático. O modelo mais atualizado conta com a inscrição de outros documentos, como CPF, número do PIS, entre outros, o que facilita em casos que são necessários todos esses documentos.

Por enquanto, a novidade está presente apenas em nove estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Acre, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Veja mais detalhes sobre o documento e saiba como fazer o seu.

Como é o novo RG?

A principal diferença entre o antigo RG e o novo é a possibilidade da união de vários documentos em uma única cédula. Os documentos que foram acrescentados à carteira de identidade foram:

Pessoas com necessidades especiais também poderão incluir no documento os respectivos indicativos e o tipo sanguíneo.

Além disso, também será permitida na emissão do novo RG a inclusão do nome social sem a necessidade de alteração no registro geral. Embora o documento tenha novas dimensões, com medidas reduzidas, ele carregará mais informações do que anteriormente.

O novo modelo ainda confere mais segurança contra fraudes, uma vez que possui um QR Code, para garantir a autenticidade do documento.

E o RG antigo?

Cidadãos que possuem a versão antiga do RG não são obrigados a emitir uma segunda via do documento para ter o novo modelo. Assim, a versão antiga continua sendo válida. No entanto, pessoas que vão tirar a primeira via do RG já terão o novo modelo, assim como quem precisa tirar a segunda via.

Como tirar o novo RG?

Para emitir o novo RG, basta comparecer ao posto do Poupatempo mais próximo ou de sua preferência com os seus documentos pessoais. Mas não se esqueça: é necessário fazer o agendamento para ser atendido. Você pode agendar rapidamente online, pelo site do Poupatempo do seu estado.

Documentos necessários

Para emitir o seu novo RG, basta que você leve o último modelo que você tirou e também todos os documentos que contém os dados que você quer incluir na nova carteira de identidade. Vale saber que a inclusão de novos dados não é obrigatória. Você escolhe as informações que estarão na nova via.

Os documentos que podem ser apresentados neste processo são:

Ao todo, o RG reúne informações de até 12 documentos. Embora seja algo muito útil e prático, tenha cuidado para não perder a nova via, visto que ela terá vários de seus dados pessoais importantes.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL