Não gostou do produto? Devolva e tenha seu dinheiro de volta

Fez uma compra de produto ou serviço online e ficou insatisfeito? Saiba como você pode devolver o pedido e receber o seu dinheiro de volta!

Não gostou do produto? Devolva e tenha seu dinheiro de volta

Já fez uma compra online, mas quiser devolver e ter o seu dinheiro de volta? Temos uma boa notícia para você! Produtos ou serviços que você comprar podem ser devolvidos ou cancelados em até 7 dias corridos. É isso mesmo! Caso você compre um produto ou serviço em lojas online, por exemplo, e não fique satisfeito, dá tempo de desistir do pedido. Confira como isso funciona na prática!

Quando posso comprar, devolver e ter o dinheiro de volta?

Isso só pode acontecer quando você faz uma compra online. Qualquer coisa que você tenha comprado pela internet, sem a chance de experimentar ou conhecer pessoalmente antes da compra, te dá o direito de devolução. A lei que garante isso é a Lei do Arrependimento.

Neste caso, você tem até 7 dias corridos para fazer a devolução gratuitamente e receber o seu dinheiro de volta. Acima deste período, as lojas podem estabelecer suas próprias regras para a situação.

Se você fez uma compra pela internet e não ficou satisfeito com o produto, seja qual for o motivo, você pode ter a restituição do valor em até 7 dias corridos. O mesmo vale para serviços contratados, como serviços de streaming, telefonia e internet.

Portanto, fique atento a este prazo, para não acabar perdendo o seu investimento.

Vale saber que esta regra só é válida para compras online. Compras realizadas em lojas físicas não seguem a mesma regra, dependendo da política de troca de cada empresa.

Como funciona a Lei do Arrependimento

A Lei do Arrependimento não é tão nova assim, mas pouca gente sabe que tem esse direito. E a regra é simples: se você ficar insatisfeito com o produto que comprou ou se arrepender de um contrato de serviço, você pode fazer a devolução ou o cancelamento e receber o seu dinheiro de volta.

Graças a essa lei, você se protege dos gastos por impulso ou daquelas propagandas tão tentadoras.

Para garantir seus direitos, o produto deve estar novo, sem sinais de uso indevido, com todas as peças e o manual, na embalagem original, ok? E não se esqueça de guardar a nota fiscal, pois sem ela fica mais difícil fazer a devolução.

Algumas lojas virtuais, como Casas Bahia, Cobasi e Deny Sports expõem esse direito do consumidor na área de política de trocas e devoluções. Mas mesmo que o local não informe, a partir de hoje você já sabe o que fazer: quando estiver em dúvida sobre o que comprou fora das lojas físicas, pense se não vale a pena fazer a devolução e pegar o dinheiro de volta. Assim você economiza essa grana ou pode gastá-la com outro produto que gostar mais!

E se eu não conseguir fazer a troca?

A Lei do Arrependimento faz parte do Código do Consumidor. Ou seja, é seu direito efetuar a troca do produto no prazo estipulado sem ter prejuízo. Se você quer fazer a devolução e ter o dinheiro de volta, as empresas têm a obrigação de te restituir o valor de maneira integral.

Caso você tenha problemas com alguma loja e tenha dificuldades para conseguir o dinheiro de volta, vá atrás dos seus direitos. Você pode recorrer ao Reclame Aqui ou ainda ao Procon. Nestes casos, a empresa precisa te dar um parecer.

Na pior das situações, ainda é possível entrar em contato com um advogado e saber quais os próximos passos possíveis. Veja como conseguir um advogado de graça em todo o Brasil!

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Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


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