Imposto de Renda: como funciona a restituição

A restituição do imposto de renda acontece quando você paga mais impostos do que deveria durante o ano. Saiba mais como ela funciona!

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Alguns meses depois de declarar o imposto de renda, o indivíduo pode ter o direito a receber a restituição dos valores que ele pagou a mais. Mas como isso funciona na prática? Continue a leitura para entender.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda

No momento em que você conclui a sua declaração do imposto de renda já dá para saber se vai ser preciso pagar a mais ou receber dinheiro (o próprio programa do IRPF traz essa informação). Assim, se você pagou impostos a mais, será preciso informar o número da sua conta bancária para que o dinheiro seja devolvido.

Essa devolução é disponibilizada dando preferência para idosos, deficientes e portadores de doenças graves. Depois dessas prioridades, as pessoas que fizeram a declaração logo no começo do prazo recebem a restituição do imposto de renda.

A devolução do dinheiro deve ser feita até o fim do ano da apresentação da declaração. Se você cair na malha fina, o tempo para receber o dinheiro de volta será maior. Por isso, não demore para declarar sua renda, pois quanto mais cedo fizer, mais cedo você vai receber a restituição do IRPF!

Quando a restituição é feita

A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes, de mês em mês. Além disso, a cada mês ela sofre uma atualização de acordo com a taxa Selic até o dinheiro ser depositado em sua conta.

De acordo com o calendário da Restituição do Imposto de Renda 2020, os pagamentos começarão no dia 29 de maio e devem ir até dia 30 de setembro. Veja como conferir todos os lotes na tabela abaixo!

LoteDataRemuneração  Selic
29/05/20200,00%
30/06/20200,00%
31/07/20201,00%
31/08/20201,19%
30/09/2020Não divulgada

Como saber quando vou receber a restituição

Como a restituição é feita por lotes, você pode consultar e saber se está incluso no lote do mês. Se não estiver, aguarde o próximo lote para fazer a consulta.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, pelo telefone 146, ou ainda pelo aplicativo da Receita. Veja o passo a passo da consulta pelo site e pelo aplicativo da Receita.

Consulta pela internet

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “Serviços”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Passo 2. Na aba “Navegue aqui”, clique em “Restituição e Compensação”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Passo 3. Selecione a primeira opção, “Restituição do Imposto sobre a Renda Pessoa Física – IRPF”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Passo 4. Clique em “Restituição IRPF – Consultar”. Depois, clique em “Atendimento pela internet”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Passo 5.Na tela seguinte, insira o seu CPF, informe o ano da declaração, a sua data de nascimento e valide o acesso digitando os caracteres da imagem apresentada. Depois, clique em “Consultar”. Você poderá ver a data de restituição no campo “Disponível a partir de” e a situação no campo “Situação da Restituição”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Consulta pelo aplicativo

Passo 1. Faça o download do aplicativo Pessoa Física pelo Google Play ou App Store. Na página principal, clique em “Consulta Restituição”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Passo 2. Coloque o seu CPF e clique na lupa, no canto superior direito. Você poderá ver a data de restituição no campo “Disponível a partir de” e a situação no campo “Situação da Restituição”.

Imposto de Renda: como funciona a restituição

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL