Veja como funciona a consulta do extrato do INSS nos sistemas desenvolvidos pelo Dataprev!
O Dataprev é uma empresa de tecnologia e informações da Previdência Social que responde ao Governo Federal. A companhia é responsável pela gestão dos dados da população brasileira. Dessa forma, o Dataprev monitora informações sobre os brasileiros e utiliza elas para organizar e liberar benefícios junto a programas do Governo.
Além de fazer a gestão de informações, o Dataprev oferece plataformas para que os brasileiros façam a consulta dos seus dados e solicitem serviços de forma mais prática. Entre as soluções desenvolvidas pelo Dataprev, em parceria com a Previdência Social e o Governo Federal, estão o sistema Gov.br e a plataforma Meu INSS.
Com o cadastro no Gov.br, o cidadão consegue emitir diferentes autorizações na área empresarial, de comunicações, educação e pesquisa, finanças e impostos, entre outros setores do Brasil. Além disso, por esse mesmo cadastro, é possível solicitar serviços da Previdência Social por meio do site Meu INSS.
Veja abaixo como emitir o extrato do INSS nas plataformas desenvolvidas pelo Dataprev e entenda mais sobre o sistema eletrônico da Previdência Social!
Como fazer o cadastro no Gov.br
O Dataprev desenvolveu o cadastro Gov.br com o objetivo de facilitar o acesso a solicitações públicas em diversos setores, incluindo a Previdência Social. Para isso, o cidadão precisará abrir um primeiro cadastro na plataforma para conseguir emitir o Extrato do INSS de forma eletrônica pela outra iniciativa do Dataprev – o Meu INSS. Confira abaixo como fazer o cadastro no Gov.br:
Passo 1. No site Gov.br, o usuário precisará fazer um cadastro com o CPF ou utilizar outra maneira eletrônica para fazer o acesso, que pode ser por meio do internet banking do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banese, Banrisul, Caixa, Santander e Sicoob, ou pela validação de certificados digitais. Neste exemplo, iremos mostrar a abertura do cadastro utilizando a numeração do CPF, por isso, clique em “Crie sua conta gov.br” e, depois, “Numero do CPF” na tela que aparecer.
Passo 2. Nos campos disponíveis, preencha com a inscrição do CPF, o nome completo e não esqueça de aceitar os termos de uso da plataforma. Clique em “Avançar”. Nas próximas etapas, o usuário terá que informar outros dados, como um telefone celular e um e-mail. É por meio de mensagem via SMS ou no e-mail que o site do Governo Federal confirmará a senha de acesso e habilitará o acesso.
Passo 3. Após a confirmação de abertura da conta no Gov.br, basta retornar à página inicial do site e fazer o login com o CPF e senha cadastrada para solicitar autorizações e encontrar informações gerais sobre serviços públicos de todas as áreas do Brasil.
Como funciona o Meu INSS do Dataprev
Após o cadastro na plataforma do Gov.br, o cidadão já conseguirá acessar os serviços do Governo, incluindo os seus dados do INSS. Portanto, visite o site do Meu INSS, plataforma desenvolvida pelo Dataprev, e clique em “Entrar”, como na imagem abaixo. Na nova janela que abrir, coloque o CPF e selecione o botão “Avançar”. Logo depois, insira a senha cadastrada na plataforma do Governo Federal e prossiga com o acesso.
Ao entrar no Meu INSS, o beneficiário verá um menu com todas as solicitações que estão disponíveis, entre elas agendamentos, consulta de resultados de perícias e emissão de carta de concessão. Para consultar o extrato do INSS, selecione o item “Extrato de Pagamento”. Se ainda não for aposentado ou pensionista, o usuário também conseguirá acompanhar o Extrato de Contribuição. Nele, constarão todos os seus vínculos empregatícios e as outras contribuições feitas de forma individual por meio do carnê.