Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Um documento de identidade oficial e o CPF são alguns dos documentos necessários para tirar a CTPS. Veja quais são os outros!

Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Na emissão presencial da Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), o cidadão precisa levar os documentos necessários, entre os quais está o RG e o CPF. Porém, hoje já é possível emitir o documento digitalmente, sem precisar sair de casa. Veja quais são os documentos necessários e como você pode tirar a carteira pela internet ou aplicativo para celular.

Documentos necessários para tirar Carteira de Trabalho

A emissão da CTPS pode ser feita de maneira presencial ou digital. No primeiro caso, os documentos necessário para o procedimento são:

Se você precisa tirar a 2ª via, você deve levar todos os documentos listados acima, exceto a foto, e também estes abaixo:

Como tirar a CTPS

Desde fevereiro de 2020, a emissão da carteira de trabalho deve ser feita, preferencialmente, por meios digitais. Isso significa que você não precisa mais ir até um posto de atendimento para tirar o documento, e os empregadores não podem mais exigir a versão em papel.

A emissão física só é obrigatória para os trabalhadores que atuam em órgãos federais, estaduais e municipais.

Todo cidadão que tem inscrição no CPF já tem uma carteira de trabalho digital. Você pode acessá-la pela internet, por meio do site da Secretaria do Trabalho, ou pelo seu celular, usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Nos dois casos, você terá que ter um cadastro no portal Gov.br, o portal de serviços eletrônicos do governo federal. Se você ainda não fez o seu cadastro, veja nesta matéria o passo a passo para esse procedimento (passos 2 a 8).

Emissão pelo celular

Passo 1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital pelo Google Play ou App Store e, ao abrir, clique em “Entrar”.

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Passo 2. Faça o seu login inserindo o seu CPF e a sua senha do portal Gov.br.

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Passo 3. Clique em “Autorizar” para permitir que o aplicativo tenha acesso aos seus dados pessoais. Isso é necessário para que o documento seja emitido. É possível que você tenha que confirmar alguns dados pessoais.

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Emissão pelo computador

Passo 1. Acesse o site da Secretaria de Trabalho e clique na opção “Clique aqui para acessar os serviços para o Trabalhador e para o Empregador”.

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Passo 2. Na parte de Carteira de Trabalho Digital, clique na primeira opção, “Obter”.

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Passo 3. Na próxima página, clique em “Iniciar”, no lado direito da tela.

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Passo 4. Clique em “Já tenho cadastro” e faça o seu login no portal Gov.br.

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Passo 5. Na página principal do seu acesso, clique em “Carteira de Trabalho Digital” para acessar o documento.

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Emissão presencial

Se você precisa emitir a versão física da carteira de trabalho, você terá que agendar o atendimento pelo telefone 158 ou enviando um e-mail para trabalho.uf@mte.gov.br – na parte “UF”, coloque a sigla do seu estado.

Você pode consultar a rede de atendimento do seu estado no site da Secretaria do Trabalho.

Feito o agendamento, basta comparecer ao local no dia e horário marcados com os documentos exigidos.

Preciso pagar para tirar a Carteira de Trabalho?

Não. A emissão da CTPS é gratuita, inclusive para a emissão presencial. Não é cobrado nenhum valor para tirar a 1ª via e nem para a 2ª, independente do motivo.

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Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


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