Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

Entenda a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018

Entenda a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018

Tire algumas dúvidas referente à declaração de Imposto de Renda e saiba como declarar seus bens. A partir de 1 de março, começa o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2018, com base no ano de 2017. Você tem até o dia 30 de abril de 2018 para mandar sua declaração, mas […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Tire algumas dúvidas referente à declaração de Imposto de Renda e saiba como declarar seus bens.

A partir de 1 de março, começa o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2018, com base no ano de 2017. Você tem até o dia 30 de abril de 2018 para mandar sua declaração, mas quanto antes você terminar o documento, antes receberá a restituição do imposto.

Entenda agora os principais pontos sobre o IR 2018.

Quais são os tipos de declaração de imposto de renda

Existem duas formas de contar ao governo quanto você recebeu no ano passado: a declaração simplificada e a declaração completa. Para fazer qualquer uma delas, você precisa baixar e instalar o programa do Imposto de Renda no seu computador – clique aqui.

Conforme você adicionar as informações, o programa mostrará os valores que você terá que pagar para o Governo ou que receberá na restituição.

A declaração simplificada é a mais comum, indicada para quem não tem muitos gastos. Já a completa costuma ser a melhor opção para quem tem muitos gastos com plano de saúde, educação ou declara algum dependente.

Na dúvida, acompanhe os valores que o Programa informa enquanto você declara os gastos e, no final, escolha a opção que tiver a maior restituição.

Como fazer a declaração de Imposto de Renda 2018

O primeiro passo é baixar e instalar o Programa do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018 – clique aqui para encontrar esses links. Em seguida, comece a preencher as informações solicitadas, como salário, saldo da conta corrente e da conta poupança em 31 de dezembro de 2017, os rendimentos dessas aplicações, outros rendimentos como pensão, e os pagamentos que fez (que podem ser plano de saúde, exame médico, curso de inglês etc). Clique aqui para ver um passo a passo ilustrado de como fazer a declaração online.

Assim que você terminar, baixe e instale outro programa: o Receitanet – você encontra o link clicando aqui. Sem ele, não dá para enviar a declaração para a Receita Federal. E, se você não enviar o documento, o governo entende que você não declarou o Imposto de Renda.

O que fazer se faltou informação na declaração enviada

Quando você envia o documento do IR 2018, mas deixa de declarar algum ganho – seja qual for o motivo – saiba que você pode (e deve) corrigir essa informação. O prazo máximo é de cinco anos para alterar qualquer dado, mas procure regularizar as informações assim que possível porque você pode ser multado antes desse período.

O que acontece com quem perde o prazo de envio de declaração de imposto de renda da pessoa física

Existe a possibilidade de declarar depois, mas você pagará uma multa por isso. E este valor fica entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido (que é o total que aparece quando você termina a declaração).

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes