CPF suspenso ou cancelado: saiba que isso significa

Tentou fazer o cadastro em algum banco ou loja e o atendente informou que seu CPF estava suspenso?  Entenda mais sobre essa situação e veja como regularizá-la! 

CPF suspenso ou cancelado: saiba que isso significa

O Cadastro de Pessoa Física, o CPF, é um documento intransferível, ou seja, não há como mudar a numeração dele e todas as compras, empréstimos e outras operações efetuadas com o ele virão no nome do seu titular. Por isso, quando não há o pagamento de alguma dívida, os riscos de você ter o CPF negativado são maiores.

Em alguns casos, na hora de solicitar algum serviço em lojas ou bancos, o CPF pode aparecer como suspenso ou cancelado. Essas situações podem ocorrer por conta de algum dado ausente no cadastro da Receita Federal (RF). Outra situação que pode suspender o CPF é não votar em eleições nacionais e municipais. Quando o eleitor não justifica ao TSE a sua ausência, ele fica com pendências eleitorais, assim, acaba prejudicando o cadastro na RF. Confira abaixo como proceder se o seu CPF estiver cancelado ou suspenso!

Como regularizar CPF suspenso ou cancelado

A Receita Federal disponibiliza um sistema na internet para resolver casos de CPF suspenso ou cancelado. No site da RF, o titular do documento preenche algumas informações de identificação, como a numeração do CPF, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, naturalidade, número do título de eleitor, um documento de identificação, entre outros dados. Quando preencher todos os campos, o sistema fará uma busca no banco de dados e, se todas as informações estiverem corretas, a Receita Federal liberará um código para acompanhar o processo de regularização do CPF no próprio site.

Entretanto, se o titular estiver com pendências eleitorais, ele deve verificar junto ao TSE a situação do seu título de eleitor. É importante lembrar que ao não justificar a ausência nas eleições, o título fica em situação irregular, o que dificulta a emissão de passaportes, documentos de identidade e até a contratação por empresas, além de prejudicar o cadastro do CPF. A regularização do CPF na internet é gratuita.

O CPF cancelado ou suspenso também pode ser regularizado em agências dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, mas o serviço de atualização custa R$ 7. Vale lembrar que, em alguns casos, o titular pode precisar comparecer a algum posto de atendimento da Receita Federal, por isso, fique atento na hora de fazer a solicitação.

O que acontece se eu não regularizar o CPF?

Cidadãos com o CPF cancelado ou suspenso não conseguem abrir contas em bancos, solicitar empréstimos, participar de concursos públicos, receber pagamentos do INSS e tirar documentos de identificação, como passaporte ou RG.

No caso dos bancos e financeiras, a falta desse documento inviabiliza a análise de crédito para o cliente. Com o CPF cancelado ou suspenso, o cliente não conseguirá  fazer empréstimos e financiamentos.

Fique atento!

Os CPFs suspensos por conta de pendências eleitorais foram regularizados automaticamente pela Receita Federal com o objetivo de que os beneficiários não formem filas em postos de atendimento do órgão para conseguir o auxílio emergencial. Portanto, basta fazer a solicitação do benefício com o documento normalmente e, se aprovado, receber o valor das parcelas conforme o calendário da Caixa.

Consultar situação do CPF

Está em dúvida de como está a situação do seu CPF na Receita Federal? O órgão público libera a consulta do documento na internet para quem quiser saber se há pendências cadastrais. O usuário precisa apenas preencher os campos com a numeração do documento e a data de nascimento. Clique aqui e consulte a situação do seu CPF.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL