CPF suspenso: como regularizar

O CPF pode ser suspenso quando eleitor falta em alguma eleição municipal ou nacional. Saiba como fazer a regularização do documento. 

CPF suspenso: como regularizar

O brasileiro precisa ter dois documentos de identificação essenciais: o RG e o CPF. Enquanto o RG possui informações sobre a nacionalidade do portador, nome dos pais, data e local de nascimento, o CPF é o cadastro do cidadão na Receita Federal, que pode ser consultado em diversos processos, como solicitação de créditos, matrículas em universidades e outras situações.

Ambos os documentos precisam estar regulares para que o titular não tenha problemas na hora de fazer cadastros presenciais e digitais. Em muitos casos, acontece do CPF estar suspenso, o que prejudica o titular na hora de tirar o passaporte, participar de concursos públicos e receber ajudas do Governo, como o auxílio emergencial. Confira abaixo as principais razões para a suspensão do CPF e como fazer a regularização do documento.

Por que o CPF fica suspenso?

A suspensão do CPF acontece quando a Receita Federal identifica alguma informação do titular que esteja incorreta, ou que algum dado não foi cadastrado ou atualizado pelo portador do documento. Entretanto, o que acontece na maioria dos casos em que o CPF é suspenso está atrelado à ausência do titular em eleições municipais e nacionais.

Como é obrigatório que todo o cidadão brasileiro entre 18 e 70 anos participe das eleições, quando o eleitor falta no dia do pleito e não justifica a ausência em um ponto de votação ou no cartório eleitoral, ele fica com a situação irregular na Justiça Eleitoral. Logo, o órgão efetua a suspensão do documento junto à Receita Federal.

O titular que tem o CPF suspenso não consegue fazer inúmeros processos e solicitações, como emitir passaporte, contratar empréstimos, abrir conta em bancos, participar de concursos púbicos, receber benefícios do INSS e outras ajudas assistenciais.

Portanto, é fundamental que o cidadão que esteja com o CPF suspenso faça a regularização do documento na Receita Federal o quanto antes para conseguir dar entrada em documentos e solicitações. Veja abaixo como fazer a regularização do CPF suspenso no site da Receita Federal!

Como regularizar o CPF suspenso

Passo 1. Para regularizar o CPF que está suspenso, o titular precisa acessar o site da Receita Federal e procurar a opção “CPF”, como na imagem abaixo.

Passo 2. No menu superior do site, escolha a opção “Regularizar cadastro CPF”.

CPF suspenso: como regularizar

Passo 3. A regularização do CPF pode ser feita de forma presencial nas agências da Caixa, do Banco do Brasil e dos Correios, mas tendo em vista o período de quarentena por conta da COVID-19 em que as pessoas devem evitar aglomerações, faremos o passo a passo pelo atendimento online. Selecione a opção “Pela internet”, sinalizado no exemplo abaixo.

CPF suspenso: como regularizar

Passo 4. O pedido de regularização do CPF suspenso na internet é feito sem cobranças e a partir do preenchimento de algumas informações pessoais, como a numeração do próprio CPF, nome completo, naturalidade, nome da mãe, endereço e um documento de identificação. Além deles, é necessário informar a numeração do título de eleitor. Depois de preencher todos os campos, clique em “Enviar”.

CPF suspenso: como regularizar

Caso não tenha o número do título de eleitor, é possível localizar a inscrição do documento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utilizando o próprio CPF. Clique aqui e veja como fazer a consulta.

Fique atento!

Levando em conta a recomendação dos órgãos de saúde para evitar aglomerações, a Receita Federal regularizou automaticamente o CPF dos eleitores que não justificaram a ausência em eleições passadas e tiveram o documento suspenso. Portanto, nesses casos, basta fazer a solicitação do auxílio emergencial normalmente e aguardar o depósito das parcelas.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL