Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Saiba como consultar a situação cadastral do seu CPF e saber se há alguma pendência!

Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Saber sobre a situação cadastral do seu CPF é importante para evitar possíveis problemas. Na tentativa de fechar um financiamento de carro, por exemplo, se a sua situação cadastral não estiver regular, você pode ter dificuldades para concluir o negócio. Por isso, é fundamental que você sempre saiba como está o seu CPF junto à Receita Federal, que é o órgão responsável pela emissão desse documento.

Antes de saber como fazer essa consulta, vale entender o que, de fato, é a situação cadastral. Ela indica se o seu CPF está em ordem ou não e se está com alguma pendência. As situações possíveis e as suas causas são:

Veja como saber qual a situação cadastral do seu CPF e o que fazer caso ela não esteja regular.

Como consultar a situação cadastral do CPF

Essa consulta pode ser feita pela internet, sem custo algum, pelo site da Receita Federal e em apenas 4 passos. Confira!

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “CPF”.

Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, clique na última opção, que é “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”.

Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Passo 3. Insira o seu CPF e a sua data de nascimento nos campos indicados e faça a validação. Depois, é só clicar em “Consultar”.

Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Passo 4. O comprovante da situação cadastral aparecerá na tela seguinte. Você poderá saber qual é a situação do seu CPF no campo “Situação Cadastral”.

Consulta situação cadastral CPF: como fazer

Como regularizar a situação

Se a situação cadastral aparecer como “pendente de regularização” ou “suspensa”, você pode solicitar a regularização pelo site da Receita ou presencialmente, em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios. Porém, caso apareça como “nula” ou “cancelada”, a regularização não poderá ser feita.

Como a causa da situação “pendente de regularização” é a não entrega da Declaração de IRPF, para resolver esse problema é necessário entregar a declaração atrasada. Se tiver dificuldades para fazer isso, a ajuda de um contador será muito útil.

Já para regularizar a situação “suspensa”, você pode acessar o site da Receita, clicar em “CPF” e depois em “Regularizar Cadastro CPF”. Para fazer a solicitação online, basta clicar na opção “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa” e preencher o formulário. Lembre-se o CPF suspenso indica a presença de dados errados ou incompletos no cadastro. Por isso, tenha atenção ao preencher os campos.

Você também pode solicitar a regularização em uma agência da Caixa Econômica, do Banco do Brasil ou dos Correios. Porém, o requerimento presencial é pago e tem custo de R$ 7. Caso escolha essa opção, não deixe de levar os documentos necessários, que são o CPF, RG e título de eleitor.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL