Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer?

É possível consultar o saldo do cartão cidadão pela internet ou por telefone. Saiba como fazer em cada caso!

Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer?

O saldo do cartão cidadão pode ser consultado sem que o titular tenha que sair de casa. A consulta pode ser feita de duas maneiras: pela internet e pelo telefone. Saiba como fazer em cada situação!

Consulta pela internet

É muito fácil consultar o saldo do cartão cidadão pela internet, seja para qual benefício for. Você pode fazer essa consulta em apenas dois passos. Confira.

Passo 1. Acesse este link e faça o login com o seu CPF, NIS ou e-mail, e a senha. Esta senha não é a senha do cartão em si, mas sim, a deste serviço em especial.

Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer?

Passo 2. Ao logar, selecione o benefício do qual você quer saber o saldo. Para FGTS, clique em “FGTS” e depois em “Extrato” ou em “Extrato completo”. Para PIS, clique em “PIS” e em “Consulta a pagamento”. Já se você quer consultar o saldo do seu seguro-desemprego, clique em “Seguro-Desemprego” e em “Consulte seu benefício”. Assim, é só ver as informações que aparecerão na tela.

Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer?

E se eu não tiver uma senha?

Caso você ainda não tenha uma senha, é só fazer o cadastro. O processo é simples e rápido. Na página inicial, selecione a opção “Cadastrar/Esqueci Senha” e prossiga com o cadastro, informando o seu nome, o nome dos seus pais, a sua data de nascimento e o número do seu RG. Na etapa seguinte, você deverá inserir o seu e-mail e cadastrar uma senha por meio do link que for enviado para o e-mail informado. Feito isso, o seu cadastro já está pronto e você já pode consultar os saldos disponíveis.

Consulta pelo telefone

Você também pode consultar o saldo do seu cartão cidadão por telefone. Basta ligar no número 0800 726 0207, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h00 às 16h00.

Como consultar o saldo pelo celular

Não há um aplicativo onde você possa consultar o saldo do seu cartão. Porém, para saber o saldo de benefícios específicos, você pode fazer o download de outros aplicativos para fazer essa consulta. Para saber o saldo do FGTS e outras coisas relacionadas a ele, baixe o app FGTS, disponível para Android e iOS, e para saber o saldo do seguro-desemprego e do abono salarial, baixe o app Caixa Trabalhador, disponível para Android e iOS.

O que é o cartão cidadão

O cartão cidadão é um cartão disponibilizado pela Caixa Econômica Federal a todo indivíduo que recebe benefícios trabalhistas e sociais do Governo, como o FGTS, o Seguro-Desemprego e o PIS. Assim, ele é importante para que o titular do cartão consiga acompanhar e sacar os benefícios nas agências da Caixa utilizando este plástico.

Eu preciso ter um cartão cidadão?

O cartão cidadão é importante para a realização do saque dos benefícios que você tiver. Portanto, você só usará ele quando for sacar o dinheiro, dispensando o seu uso para consultar o saldo disponível. Além disso, se você já tiver uma conta na Caixa Econômica, não precisará do cartão cidadão, pois o seu benefício será depositado diretamente na sua conta.

Para saber mais sobre o cartão cidadão, de que forma solicitar o seu, como desbloqueá-lo e onde usá-lo, veja o Guia do Cartão Cidadão da Konkero!

Como e onde fazer um cartão cidadão

O cartão cidadão pode ser solicitado pessoalmente em qualquer agência Caixa, ou por telefone, ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 0207. A emissão do cartão é gratuita, e você pode recebê-lo em sua casa, ou ir retirá-lo em uma agência Caixa. Você também deverá apresentar ou informar alguns documentos na solicitação, como o número do NIS.

Senha

Depois de receber o cartão, é necessário cadastrar uma senha para que ele possa ser usado. É possível cadastrar essa senha pessoalmente em uma agência Caixa, apresentando um documento de identidade com foto – pode ser o RG, CNH, CTPS, passaporte, entre outros documentos.

A senha também pode ser cadastrada em uma unidade Lotérica, porém, antes, é necessário ligar para o número 0800 726 0207. Depois, é só comparecer à Lotérica com o cartão cidadão e um documento de identidade com foto.

Conheça as regras do seguro-desemprego

Os funcionários que são demitidos sem justa causa e trabalharam por pelo menos 18 meses têm direito ao seguro-desemprego, mas existem uma série de condições e regras na hora de solicitar esse benefício. Por isso, clique aqui e veja tudo sobre esse tipo de seguro.

Utilize o FGTS para comprar a casa própria

O FGTS é um dos benefícios que podem ser usados para comprar a casa própria. Entretanto, existem regras para utilizar o valor do fundo de garantia nesses casos. Contudo, veja 8 regras para usar o FGTS no Financiamento da casa própria.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL