Como tirar e imprimir o CPF pela internet

Você pode tirar ou imprimir o seu CPF pela internet gratuitamente pelo site da Receita Federal. Veja como fazer!

Como tirar e imprimir o CPF pela internet

Maiores de 16 anos e com o título de eleitor regular podem tirar e imprimir o CPF pela internet facilmente pelo site da Receita Federal. A emissão é gratuita e não exige que o cidadão vá até algum ponto de atendimento físico para validar o seu documento. Entenda como funciona!

Como tirar o CPF pela internet

Se você tiver entre 16 e 25 anos, e estiver com o título de eleitor regular, basta acessar o site da Receita Federal e selecionar as opções “CPF”, “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil” e “Online”.

Depois, basta preencher os campos com os dados solicitados e clicar em “Enviar” para emitir o documento.

Como tirar e imprimir o CPF pela internet

Como imprimir o CPF pela internet

Se você já tem um CPF e quer emitir a segunda via, acesse o serviço de Impressão do Comprovante de Inscrição do CPF disponível no site da Receita Federal do Brasil.

Você deverá informar os dados nos campos em branco, como o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Completando as suas informações pessoais, clique em “Enviar”, como na imagem abaixo:

Como tirar e imprimir o CPF pela internet

O comprovante do CPF pode ser impresso em papel comum e plastificado, já que o documento é autenticado eletronicamente.

Perdi o CPF e não sei o número. E agora?

Se você perdeu o número do seu CPF, foi roubado ou esqueceu a identificação, a Receita Federal não disponibiliza o serviço de consulta, por questões de segurança com suas informações pessoais.

Para que você consiga recuperá-lo, o conselho mais indicado é procurar o seu cadastro em sites que você tenha informado o CPF em algum momento, se não, tente encontrar o número por outro documento de identificação.

Se nenhuma das opções anteriores funcionar, procure algum cartório de registro civil de pessoas físicas ou alguma unidade da Receita Federal perto de você com um documento de identificação oficial com foto em mãos.

Como tirar o CPF em outras condições

A Receita Federal recomendava que o CPF fosse tirado após o titular do documento completar 16 anos, porém, o número de inscrição agora pode ser emitido junto com a certidão de nascimento. Caso você precise retirar o seu CPF ou de algum familiar e amigo, veja abaixo como solicitar o documento!

Passo a passo para tirar o CPF

Para fazer o CPF, será necessário que o responsável ou titular do documento compareça a um dos postos de atendimento autorizados pela Receita Federal. Também é possível obter o documento em agências dos Correios e do Banco Brasil. A taxa pelo serviço custa R$ 7,50.

A emissão online do documento só pode ser feita por cidadãos com idade entre 16 e 25 anos e que estejam com o título de eleitor regular.

Documentos necessários

Para solicitar o CPF pela primeira vez, será necessário levar um documento de identidade, como o RG ou a certidão de nascimento a um dos postos de atendimento.

Após a inscrição, o responsável receberá um comprovante com a numeração do documento. A sequência de números do CPF era anexada em um cartão da cor azul até alguns anos atrás.

Hoje, o número pode ser consultado na internet no site da Receita Federal, impresso e plastificado.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL