Como pedir o Cartão do Cidadão

O Cartão Cidadão pode ser solicitado gratuitamente em uma agência Caixa ou por telefone. Saiba mais!

Como pedir o Cartão do Cidadão

A solicitação do Cartão Cidadão é gratuita e pode ser feita presencialmente nas agências da Caixa, ou por telefone, ainda não sendo possível pedir o documento online. Veja abaixo como fazer a solicitação das duas maneiras, e como definir a sua senha para conseguir sacar os benefícios do governo.

Como solicitar o Cartão Cidadão

Por telefone

Ligue no telefone 0800 726 0207 e escolha a opção “cartão social”. Tenha o número do PIS com você no momento da ligação, pois o atendente solicitará essa informação. Você poderá escolher entre recebê-lo em casa ou retirá-lo em uma agência da Caixa.

Em uma agência da Caixa

Nesse caso, vá até a agência Caixa de sua preferência e leve o seu CPF e um documento de identificação, que pode ser:

– RG;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Carteira de trabalho;
– Identidade militar;
– Carteira de Identidade de Estrangeiros;
– Passaporte;
– Carteira Funcional.

Como definir a senha do cartão

Depois que o cartão é emitido, é preciso definir uma senha, para que ele possa ser usado. Dessa forma, assim que você tiver o cartão em mãos, ligue para o número 0800 726 0207, escolha as opções “Cartão e senha do Cartão Cidadão” e “Solicitar nova senha”, e depois compareça até uma casa lotérica com o seu cartão e um documento de identificação com foto, como o RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, entre outros.

A senha também pode ser cadastrada em uma agência da Caixa. Para isso, basta comparecer na agência com um documento de identificação com foto, sem precisar levar também o cartão cidadão.

Como tirar a segunda via do Cartão Cidadão

Ligue no 0800 726 0207, escolha a opção “cartão social” e tente falar com um atendente da Caixa. Boa sorte!

Entenda o Cartão Cidadão

Ele é um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal que permite consultar saldo e extrato do FGTS e saldo do PIS. É possível sacar até R$ 1 mil dessa conta do FGTS, caso você possa usar o fundo agora, além de receber o pagamento de benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.

Onde usar o cartão

O cartão pode ser usado nas agências Caixa, nos pontos de autoatendimento, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, tanto para fazer as consultas, quanto para sacar os benefícios.

Quem tem direito

O cartão é direito de quem pode receber (ou que já esteja recebendo) o abono salarial, seguro-desemprego ou outro benefício social, e trabalhadores com carteira assinada que tenham direito ao FGTS. Se você já tem um cartão de outro programa social que pague algum auxílio em dinheiro, não terá direito ao Cartão Cidadão, pois estes programas têm a mesma função de oferecer uma ajuda financeira.

Além disso, quem já tem conta individual na Caixa, seja corrente, poupança ou simplificada, pode receber os benefícios diretamente nessa conta, não precisando emitir o Cartão Cidadão para fazer as consultas e saques.

Por que ter o PIS

O número do PIS é uma forma de identificação do trabalhador. É com este número que a Caixa saberá quais benefícios você recebe. Assim, ele é importante para ter como receber os auxílios necessários em cada situação, e também para ter como sacar os respectivos valores.

Para saber mais a respeito do Cartão Cidadão consulte o nosso guia!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL