Como saber o número do CPF

Entenda como saber o número do CPF pelo nome e pela Receita Federal!

Como saber o número do CPF

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é um dos documentos de identificação dos cidadãos brasileiros. Sua principal função é auxiliar a Receita Federal a identificar os seus contribuintes. Sendo um documento único e intransferível, ele é fundamental para qualquer pessoa física.

É comum que empresas financeiras, ao receberem uma solicitação de crédito, façam uma análise de crédito, procurando saber se o solicitante é um bom pagador e se o seu nome está limpo na praça, livre de dívidas ou pendências financeiras. Para isso, elas buscam o CPF do cliente em listas de empresas de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e SCPC Boa Vista.

Caso a empresa credora não tenha o CPF do solicitante, ela pode fazer essa pesquisa usando o nome completo do cliente. Assim, ela tem como conhecer a sua reputação financeira, tendo ciência do tamanho do risco de inadimplência, e também consegue saber o número do CPF da pessoa. Entenda como é feito esse processo!

Como saber o número do CPF pelo nome

A consulta do número do CPF pelo nome só é possível ser feita por meio das empresas de proteção ao crédito, também chamadas de birôs de crédito. No caso, a pesquisa usando o nome acaba sendo mais completa do que a que usa apenas o número do CPF, pois traz mais informações, como os limites de pagamentos e contas bancárias que foram abertas e fechadas, além dos dados sobre pendências e valores em aberto.

Vale saber que apenas as empresas que oferecem linhas de crédito podem fazer esse tipo de consulta. Além disso, é preciso o devido credenciamento junto às empresas de proteção ao crédito. Sendo assim, nem toda empresa credora consegue saber o número do CPF pelo nome e conhecer o histórico financeiro do interessado, mas só aquelas que são credenciadas.

Caso você queira fazer a consulta do seu CPF, você pode fazer de graça pelos sites dos respectivos birôs de crédito. Mas, para isso, você deverá informar o seu CPF e não apenas o nome. Veja aqui o passo a passo para fazer essa pesquisa sem ter que pagar por ela.

Quero confirmar o número do meu CPF

Já se você precisa confirmar o número do seu documento, seja porque acabou de emiti-lo ou por outra razão, você pode imprimir o comprovante de inscrição no CPF e saber qual o seu número de maneira fácil e rápida. Basta acessar o site da Receita Federal e emitir a segunda via do documento. Confira todas as etapas desse procedimento nesta matéria.

Caso você realmente não saiba o número do seu CPF e não o encontre em nenhum documento, como o RG, você deverá fazer uma solicitação presencial da segunda via em uma unidade de atendimento da Receita Federal. Como você não terá como comprovar o número do CPF, não esqueça de levar o RG ou um documento de identificação com foto. Você pode fazer isso em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos Correios.

Veja também!

 

 





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL