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Como emitir carta de concessão INSS online

Como emitir carta de concessão INSS online

Veja como consultar e emitir uma nova via da carta de concessão da aposentadoria online!  Quando a aposentadoria de um contribuinte do INSS é aprovada, a Previdência Social envia uma carta com informações sobre o benefício, incluindo o número e a modalidade da aposentadoria, o valor do salário do aposentado e em qual banco ele […]

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Veja como consultar e emitir uma nova via da carta de concessão da aposentadoria online! 

Quando a aposentadoria de um contribuinte do INSS é aprovada, a Previdência Social envia uma carta com informações sobre o benefício, incluindo o número e a modalidade da aposentadoria, o valor do salário do aposentado e em qual banco ele receberá o pagamento todos os meses. Trata-se da carta de concessão do benefício que comprova a liberação da aposentadoria do contribuinte.

A carta de concessão é enviada ao endereço registrado no INSS pelo contribuinte e deve ser guardada para possíveis comprovações do benefício. Caso precise resolver alguma pendência com o banco em que recebe o salário ou revisar o valor do benefício, o aposentado ou pensionista deve apresentar a carta e comprovar o recebimento do salário.

Portanto, é importante guardar a carta de concessão que comprove a liberação do benefício por parte do INSS, mas, se porventura o documento não foi localizado ou está danificado, é possível retirar uma nova via da carta de concessão pela internet. Confira abaixo o passo a passo para emitir o documento!

Como consultar carta de concessão INSS

O INSS disponibiliza os principais serviços de consultas e solicitações pela plataforma digital “Meu INSS”. Nele, é possível fazer o agendamento de perícias e atendimentos, consultar e emitir extratos de contribuições e pagamentos, entre outras operações. Para acessar a plataforma do INSS, o contribuinte precisa ter um cadastro na plataforma “Gov.br” do Governo Federal. Veja abaixo como fazer o cadastro e conseguir a carta de concessão do benefício!

Passo 1. O cadastro no sistema do Governo Federal é feito diretamente no site da plataforma e com algumas opções de login. Nesse exemplo, iremos utilizar o CPF, por isso, clique na opção “Crie sua conta gov.br” e, na tela seguinte, escolha “Número do CPF”, como nas imagens a seguir.

Passo 2. Nesta fase do cadastro, o contribuinte terá que informar alguns dados pessoais, como a numeração do CPF e o nome completo. Depois de aceitar os termos de uso do site logo abaixo do campo “Nome Completo”, clique no botão “Avançar”. Para liberar a inscrição e a senha de acesso, será necessário informar um telefone celular e um endereço de e-mail. Por meio de mensagem via SMS ou no e-mail, a plataforma enviará um código de confirmação para ativar a conta e, depois disso, o usuário poderá acessar os seus dados do INSS, como a carta de concessão do benefício.

Passo 3. Quando a conta estiver autenticada e liberada para o uso, o contribuinte deverá acessar novamente a página inicial do site Gov.br e efetuar o login com o CPF e a senha cadastrada, como no exemplo abaixo.

Passo 4. Na tela seguinte, clique em “Ir ao Meu INSS”. O beneficiário será direcionado aos serviços digitais do INSS e, além de solicitar a carta de concessão da sua aposentadoria, poderá agendar atendimentos, consultar extratos e emitir outros comprovantes do benefício.

Passo 5. Quando estiver no “Meu INSS”, localize o campo “Carta de Concessão” e selecione-o. Se o benefício estiver ativo e liberado ao contribuinte, a carta aparecerá informando os dados da aposentadoria ou pensão, o valor dos pagamentos e a agência bancária responsável pelo salário do beneficiário.

Entenda as definições da carta de concessão do benefício

Após a solicitação de um benefício ou aposentadoria, o INSS enviará a carta de concessão ao endereço do beneficiário com a resposta do pedido. O benefício pode ser concedido ou indeferido pela Previdência Social. Em caso de benefício concedido, observe com atenção as informações impressas na carta e veja em qual banco deve comparecer para receber o benefício.

Se porventura o resultado for benefício indeferido, o contribuinte deve analisar as informações que foram entregues na solicitação da aposentadoria ou pensão e, se estiver algo errado, encaminhar um novo pedido. Caso o INSS alegue outro motivo, agende um atendimento via “Meu INSS” ou ligue na central de atendimento 135 da Previdência Social de segunda a sábado, das 07h00 às 22h00 e peça mais informações.

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