Como descubro o saldo do meu FGTS?

Você pode descobrir o saldo do seu FGTS pela internet ou pelo celular, via aplicativo. Veja como!

Como descubro o saldo do meu FGTS?

Para descobrir o saldo do FGTS, basta acessar o site da Caixa, na parte de FGTS, ou fazer a consulta pelo aplicativo FGTS, no celular. Das duas maneiras, é necessário fazer um cadastro gratuito nas próprias plataformas com o seu CPF.

Como consultar o saldo do FGTS pela internet

1º Passo: Acesse o site da Caixa para consulta do FGTS. Se você já tem um cadastro neste portal, coloque o seu CPF, NIS ou e-mail e a sua senha. Se for a sua primeira vez acessando o portal, coloque o CPF, NIS ou e-mail e clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

2º Passo: Na tela seguinte, clique na opção “FGTS”, no menu superior, e depois em “Extrato”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

3º Passo: Aparecerá na tela o extrato da sua conta atual, onde você poderá ver o saldo na linha “Saldo”. Caso você tenha contas de outras empresas e não tenha feito os respectivos saques, clique novamente em “FGTS” e depois em “Extrato completo”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

4º Passo:  Neste extrato, você poderá ver o saldo de todas as suas contas, tanto da sua última ou atual empresa, como a primeira em que houve recolhimento de FGTS. Assim, para saber o saldo total, basta somar o saldo das contas. A primeira página só mostrará o extrato da sua primeira conta (empresa onde trabalhou). Para ver os outros extratos, clique em “Próximo extrato”.

Como consultar o saldo do FGTS pelo celular

1º Passo: Baixe o aplicativo FGTS pelo Google Play ou App Store. Ao abri-lo, clique em “Entrar no aplicativo”. Você deverá informar o seu CPF e a sua senha, que é uma senha diferente da utilizada pela internet, no procedimento anterior. Caso você não tenha essa senha, clique em “Cadastre-se”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

2º Passo: Ao acessar a página principal, você poderá ver o saldo das suas duas últimas contas. Para saber o saldo total, clique em “Saldo Total do FGTS”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

3º Passo: Caso você queira ver quanto tem em cada conta, você também pode clicar em “Ver todas suas contas” e ver o saldo disponível em cada uma delas. Para ver o extrato de alguma, clique em “Ver extrato”.

Como descubro o saldo do meu FGTS?

Quem pode sacar o saldo do FGTS

O saldo do FGTS pode ser sacado pelo trabalhador que foi demitido sem justa causa, quando há o encerramento das atividades da empresa, como falência ou encerramento de um contrato de serviços. O FGTS ainda é pago na aposentadoria ou falecimento do empregado. Nesse último caso, o benefício é entregue para os dependentes ou responsáveis do funcionário.

Se você já trabalhou com carteira assinada por mais de 3 anos, também pode utilizar o fundo de garantia para realizar o sonho da casa própria. Por isso é importante consultar o saldo e extrato do seu FGTS.

Vale saber

O PIS é o Programa de Integração Social que cadastra empregados com carteira assinada e permite o saque de benefícios como o FGTS. O número é o mesmo do NIS, o Número de Identificação Social. Todos que têm carteira assinada recebem um cartão do PIS/NIS com o número de inscrição. Se você não sabe onde está o seu, vá a uma agência da CAIXA e solicite a segunda via.

Leve sua carteira de trabalho, documento de identificação e comprovante de endereço.

Veja também!

Existem outras regras para sacar o valor do FGTS. Entenda mais sobre o fundo de garantia e saiba quando usá-lo.





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL