Como consultar o Cadastro Único: passo a passo

O Cadastro Único de programas do Governo pode ser consultado pela internet, por aplicativo ou atendimento telefônico. Confira!

Como consultar o Cadastro Único: passo a passo

As famílias de baixa renda podem participar de programas sociais do Governo Federal que facilitam o acesso à tarifa social em impostos, ao Bolsa Família, financiamento do Minha Casa Minha Vida e outros benefícios. Para conseguir fazer a solicitação e receber a ajuda dessas iniciativas, é necessário que o responsável pelo grupo familiar inscreva todos os integrantes no Cadastro Único (CadÚnico).

O Cadastro Único para programas sociais do Governo brasileiro reúne informações socioeconômicas das famílias e encaminha os dados aos órgãos responsáveis pela distribuição e atualização dos benefícios. No dia da entrevista com o assistente social para fazer o cadastro, o responsável pela família deve levar um documento original de cada integrante do grupo, inclusive o dele, e um comprovante de residência. O assistente fará a inscrição e o responsável poderá pegar o comprovante do Cadastro Único com a numeração do NIS após alguns dias.

O responsável poderá consultar a inscrição no CadÚnico pelo site Consulta Cidadão e no aplicativo Meu CadÚnico. Como o governo irá liberar o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados que estiverem inscritos no Cadastro Único, é importante saber se existe a inscrição na plataforma para conseguir receber a ajuda do Governo mais rápido. Veja abaixo como consultar o CadÚnico.

Como saber se estou no Cadastro Único pelo site Consulta Cidadão

Quem se enquadra no público-alvo do Governo para receber o auxílio emergencial durante a pandemia de COVID-19 deve acessar o site do Consulta Cidadão e preencher algumas informações pessoais que devem ter sido cadastradas durante a inscrição no CadÚnico. São elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município de residência, conforme imagem abaixo.

Como consultar o Cadastro Único: passo a passo

Após colocar todos os dados, basta clicar no botão “Emitir” e descobrir se está no Cadastro Único do Governo Federal. Lembre-se de imprimir e salvar o comprovante do CadÚnico no computador para ter o documento quando precisar.

Como saber se estou no Cadastro Único pelo aplicativo Meu CadÚnico

Passo 1: No celular, faça o download do aplicativo Meu CadÚnico disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Depois da instalação do programa, abra-o e aceite os termos de uso e de privacidade. Na tela seguinte, clique em “Entrar”, como está abaixo.

Como consultar o Cadastro Único: passo a passo

Passo 2: Para consultar o Cadastro Único, o usuário deverá colocar nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e informar o estado onde mora e que foi cadastrado no programa. Depois, basta clicar novamente em “Entrar” e fazer a consulta do CadÚnico.

Como consultar o Cadastro Único: passo a passo

Fique atento!

Caso os sistemas do site e do aplicativo não apresentem os dados do Cadastro Único será necessário entrar em contato pelo 0800-707-2003 e escolher a opção 5. O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00Lembre-se que cadastros feitos há menos de 45 dias ainda não estarão disponíveis nas plataformas!

O auxílio emergencial ‘coronavoucher’ só estará disponível para quem tiver o Cadastro Único?

Não. O Cadastro Único funcionará como uma forma de localizar e comprovar que determinado chefe de família tem a renda mensal exigida e pode receber o auxílio emergencial de R$ 600. É importante lembrar que só serão utilizados dados do CadÚnico que foram inscritos até 20 de março de 2020. Por isso, se não estiver cadastrado, o trabalhador terá que aguardar a liberação de outra plataforma digital para emitir uma autodeclaração de renda.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL