Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

A consulta do FGTS pode ser feita online ou pelo aplicativo desenvolvido pela Caixa no celular. Veja como acompanhar os depósitos do seu benefício.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

O trabalhador com carteira assinada ou que já teve registros profissionais pode consultar o Fundo de Garantia online pelo site da Caixa e no aplicativo FGTS. Saiba como fazer a consulta em cada um dos atendimentos e acompanhe o saldo do seu benefício sempre que quiser.

Como consultar o FGTS online

A Caixa Econômica Federal libera uma central de serviços online para o trabalhador. Nela, o usuário consegue consultar informações do FGTS, seguro-desemprego e do PIS. Sobre o Fundo de Garantia, o trabalhador pode emitir o extrato parcial do seu FGTS ou do registro completo de depósitos. Veja como fazer a operação e consultar os pagamentos feitos pelas empresas. 

Passo 1. O usuário terá que acessar o site de serviços online da Caixa para o trabalhador para conseguir consultar o seu FGTS. Quando a página carregar por completo, a Caixa solicitará um login com a numeração do CPF, NIS ou e-mail e senha. Para se cadastrar, preencha os campos com um dos dados solicitados e insira uma senha. Depois, clique em “Cadastrar/ Esqueci Senha”.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Passo 2. Para fazer o cadastro, o sistema da Caixa solicitará mais dados, como nome dos pais, data de nascimento e o RG. Ao inserir as informações, o usuário deve clicar em “Confirmar”. Se os dados encaminhados estiverem corretos, basta concluir a inscrição colocando uma senha e retornar à página inicial do site para fazer login.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Passo 3. Depois que fazer o login no sistema da Caixa, procure a opção “FGTS” no menu superior e, dentre os serviços disponíveis, escolha “Extrato Completo”, como no exemplo abaixo. O site mostrará todos os extratos disponíveis do trabalhador, com os depósitos feitos pelas empresas e o rendimento do saldo disponível.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Este é um modelo de como o extrato é disponibilizado ao usuário que faz a consulta online do FGTS:

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Como fazer a consulta do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Outra opção para consultar o Fundo de Garantia e acompanhar todos os depósitos feito por empresas em que já trabalhou ou ver o saldo de uma conta ativa é por meio do aplicativo desenvolvido pela Caixa com o objetivo de facilitar a consulta pelo celular. No aplicativo do FGTS, além de ver o saldo, o trabalhador consegue liberar o saque do dinheiro em uma conta na Caixa ou de outro banco, se a operação estiver liberada. Confira o passo a passo para consultar o FGTS pelo App: 

Passo 1. Após fazer o download do aplicativo, compatível com sistemas Android e iOS, o trabalhador deverá clicar em “Entrar no aplicativo” e, na tela seguinte, clicar em “Cadastre-se” na página de login da Caixa.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Passo 2. No cadastro do banco, o usuário precisará preencher os campos do CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e colocar uma senha para acessar a plataforma do FGTS. Após a aprovação do cadastro, o trabalhador já poderá consultar suas informações do Fundo de Garantia. Veja abaixo a tela principal do aplicativo:

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Passo 3. Para consultar os depósitos realizados pelas empresas, basta selecionar o item “Meu FGTS” no menu inferior da página. Todos os contratos de trabalho com registro em carteira que o usuário tiver aparecerão nesta página, incluindo os depósitos e os respectivos valores feitos pelas empresas.

Como consultar FGTS: entenda o passo a passo

Como funciona o Fundo de Garantia (FGTS)

O Fundo de Garantia é um benefício depositado pela empresa ou empregador em uma conta da Caixa para o funcionário. Todos os meses, o trabalhador recebe uma porcentagem tendo como base o seu salário mensal. O valor corresponde a 8% do salário para trabalhadores formais, 2% em contratos de aprendizagem e 11,2% para trabalhadores domésticos. O FGTS não é descontado do salário do funcionário, pois trata-se de outro benefício que deve ser pago mensalmente de forma obrigatória, caso contrário, o trabalhador pode buscar ajuda na Justiça do Trabalho. 

É importante acompanhar o saldo disponível nas contas ativas e inativas do FGTS com certa regularidade. Alguns trabalhadores que estão no mercado há alguns anos recebem o extrato do Fundo de Garantia algumas vezes durante o ano, mas funcionários mais jovens precisam acessar o extrato dos depósitos nos canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. 

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL