Como consultar CNH pelo CPF

O Denatran permite que os motoristas consultem a carteira de habilitação pela internet por meio do CPF. Veja como!

Como consultar CNH pelo CPF

Motoristas que precisam consultar a sua CNH usando o CPF podem fazer essa pesquisa pela internet, por meio do site do Denatran, e pelo celular, via aplicativo. Saiba como fazer essa consulta das duas maneiras.

Consulta CNH pela internet

Os motoristas habilitados conseguem consultar a CNH diretamente pelo site do Denatran. O departamento permite fazer o acesso ao documento com um cadastro na plataforma do governo federal. O usuário precisa logar com o seu CPF e uma senha. Confira abaixo como fazer a consulta da CNH utilizando o CPF.

Passo 1. Visite o site do portal de serviços do Denatran e selecione a opção “Minha Habilitação”, como na imagem abaixo. Fique atento: a CNH deve estar ativa e regularizada junto ao Detran da sua região.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 2. O condutor será redirecionado para a página gov.br, pela qual é possível acessar diversos serviços no governo. Quem já tem cadastro nesse site, basta inserir o CPF e a senha. Quem ainda não, precisa clicar em “Crie sua conta” e se cadastrar em poucos passos.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 3. Na tela seguinte, será possível ver quais são as habilitações do condutor, desde o primeiro documento emitido. Assim, para fazer a consulta, basta clicar sobre a habilitação desejada.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 4. Todos os dados da habilitação selecionada poderão ser consultados, desde a foto presente no documento, até o número do registro, categoria, validade, entre outros dados importantes.

Como consultar CNH pelo CPF

Consulta CNH pelo celular

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito é uma forma prática e segura de ter sempre uma cópia digital da sua CNH com você. O programa funciona em smartphones com sistema Android e iOS. Além de consultar a carteira de habilitação, o motorista também garante uma versão digital do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que estão cadastrados em seu nome.

Assim como acontece no acesso pela internet no portal do Denatran, o condutor precisa acessar o seu cadastro do Gov.br para fazer a consulta da CNH com o CPF pelo aplicativo. Veja abaixo!

Passo 1. Vá até a loja de aplicativos do seu celular e faça o download do programa Carteira Digital  de Trânsito. O aplicativo funciona em celulares Android e iOS. Após a instalação, abra o app e clique em “Entrar com gov.br”.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 2. Insira o seu CPF, clique em “Avançar” e digite a sua senha para acessar o seu cadastro. Caso você ainda não tenha um cadastro no Gov.br, clique em “Crie sua conta” e se cadastre em poucos minutos.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 3. Ao acessar a página principal, clique em “Habilitação”, e depois em “Toque para baixar sua CNH”.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 4. Neste passo, você deverá cadastrar uma chave de acesso de 4 dígitos para conseguir acessar o documento. Depois disso, se o seu celular tiver leitor biométrico, você também pode cadastrar sua digital para pode acessar o documento quando quiser.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 5. Pronto! A sua CNH aparecerá na tela e você poderá consultar todos os dados que constam nela. Para ver a parte de trás do documento, basta passar a tela pro lado.

Neste aplicativo, além de consultar a CNH, também é possível consultar informações sobre os seus veículos e sobre as infrações registradas, tanto no seu nome como no seu veículo, se houver.

Consulte a situação da CNH

Para saber se a sua CNH está regular ou não, você pode acessar o site do Detran do seu estado e buscar essa informação. Motoristas de São Paulo podem fazer essa consulta fazendo um cadastro no site do Detran. Veja como fazer.

Passo 1. Acesse o site do Detran São Paulo e clique em “Entre ou Cadastre-se”, na parte superior da tela.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 2. Faça o seu login com seu CPF ou CNPJ e senha. Caso ainda não tenha cadastro, cadastre-se com seu CPF ou CNPJ.

Como consultar CNH pelo CPF

Passo 3. Ao acessar o seu perfil, será possível ver qual a situação da sua CNH, assim como qual a sua pontuação e a data de vencimento do seu documento.

Como consultar CNH pelo CPF

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL