Como atualizar os dados do CPF pela internet

Você pode atualizar as informações do seu CPF pelo site da Receita Federal. Saiba mais!

O-que-fazer-se-perdi-o-prazo-do-IR-2013

Quem quer atualizar os dados do CPF pela internet, pode acessar o site da Receita Federal e solicitar as devidas alterações. Normalmente, isso acontece quando há mudança de nome por casamento ou divórcio, e ainda na inclusão do título de eleitor ou em outras situação. Entenda como pedir as correções.

Saiba como atualizar os dados cadastrais do CPF pela internet

A atualização dos dados é liberada para que o próprio cidadão consiga modificá-los de forma fácil e sem precisar ir até o órgão.

Para solicitar a atualização dos dados do Cadastro de Pessoa Física é necessário acessar o site da Receita Federal e preencher todos os campos pedidos na página, continuar com o pedido e enviar a solicitação.

Como atualizar os dados do CPF pela internet

Para acessar a página da Receita Federal referente à mudança de dados do CPF clique aqui.

Quando pedir a atualização dos dados do CPF

O pedido de atualização dos dados do CPF dever ser feito quando há uma mudança de endereço, nome – em caso de casamento ou divórcio, inclusão de título de eleitor ou correção de dados cadastrados incorretamente.

Nesse último caso, se os dados estiverem errados no momento da inscrição do cidadão brasileiro no CPF, ele pode solicitar a correção gratuita em um prazo de até 90 dias após a inscrição.

Pode pedir a atualização qualquer cidadão com idade superior a 16 anos. Para menores de idade, a mudança nos dados deve ser feita por seus pais, tutores ou representante legal.

Documentos necessários

Maiores de 16 anos

RG, comprovante para a alteração solicitada e número do CPF. Para maiores de 18 anos também é necessário apresentar o título de eleitor, para comprovar a regularidade com a Justiça Eleitoral.

Menores de 16 anos

RG ou certidão de nascimento do menor, comprovante para a alteração solicitada, RG dos pais, tutor ou representante legal do menor, comprovante de tutela ou guarda para os dois últimos casos citados e número do CPF do menor.

Por que atualizar o CPF?

Considerando a importância do CPF e sabendo que ele é um documento obrigatório para fazer abertura de contas bancárias, cadastro para compras, solicitação de produtos financeiros, entre tantas outras coisas, é fundamental que os dados pessoais vinculados a ele estejam sempre atualizados, para que a sua utilização seja feita corretamente.

Como tirar o CPF

Você pode fazer o CPF em agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal pagando uma taxa de R$ 7,50. No site da Receita Federal, a numeração pode ser tirada gratuitamente, desde que a pessoa tenha menos de 25 anos e possua Título de Eleitor.

O documento também já pode ser retirado junto com a certidão de nascimento. Desde 2015, os cartórios passaram a emitir a inscrição do CPF assim que as crianças são registradas após o nascimento.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL