Cartão Cidadão: como cadastrar a senha

Você pode cadastrar a senha do Cartão Cidadão presencialmente em uma agência Caixa ou lotérica. Saiba mais!

Cartão Cidadão: como cadastrar a senha

Quem precisa desbloquear o Cartão Cidadão pode cadastrar a sua senha presencialmente, tendo que se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma Casa Lotérica. Saiba o que fazer em cada caso.

Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão

A senha do Cartão Cidadão só pode ser cadastrada presencialmente, seja em uma agência da Caixa Econômica, seja em uma das Unidades Lotéricas. Ela deverá ter 6 dígitos numéricos.

Na Caixa Econômica

Esse talvez seja o meio mais indicado de fazer o cadastro da senha do cartão. Neste caso, basta comparecer a uma agência da Caixa com um documento de identidade com foto, que pode ser o RG, a CNH, a Carteira de Trabalho ou profissional, entre outros documentos.

Não é preciso levar também o cartão cidadão e nem agendar o atendimento.

Na Unidade Lotérica

Nesta situação, você precisará primeiro ligar no número 0800 726 0207 e escolher as opções “cartão social” e “cadastramento de senha” para ter a autorização da criação da senha.

Depois de conseguir a autorização, vá até a casa Lotérica de sua preferência levando o seu Cartão do Cidadão e mais um documento de identificação com foto, como RG, CNH, entre outros.

Você ainda terá que levar um Termo de Responsabilidade preenchido – pegue este documento no site da Caixa – e só o assine quando for atendido na Lotérica.

Como usar esta senha

A senha do cartão é muito importante, pois ela permite que você receba seus pagamentos e benefícios do Governo Federal pela Caixa. Grave bem sua senha, pois sem ela, o Cartão Cidadão fica inutilizável.

Para utilizá-la, basta inserir o cartão no caixa eletrônico e informar a senha quando for solicitado para efetuar os saques ou consultas.

Esqueci a senha do Cartão Cidadão. Como recuperar?

Para recuperar a senha do Cartão Cidadão é necessário ir até uma agência da Caixa e levar RG, CPF, Cartão Cidadão e o Termo de Responsabilidade assinado no cadastro da senha.

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão funciona como um cartão magnético de banco. Com ele você pode consultar e realizar saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), Seguro-Desemprego, PIS e Abono Salarial. Se você é trabalhador e em algum momento esteve contratado em uma empresa sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), existe a chance de precisar desse cartão.

No entanto, mesmo que você cumpra com todos os requisitos acima, ou seja, tenha direito a receber alguns benefícios sociais e trabalhistas, você não precisa emitir este cartão caso você tenha uma conta individual na Caixa Econômica.

Como os valores dos benefícios serão creditados automaticamente na sua conta, não há a necessidade de ter o cartão, uma vez que ele não será utilizado para os saques ou consultas.

Como solicitar este documento

O benefício é oferecido pela Caixa Econômica Federal e pode ser solicitado por telefone no número 0800 726 0207. Com o número do PIS em mãos, você efetua sua solicitação e escolhe se quer que o Cartão Cidadão seja entregue em sua casa ou retirado em uma das agências da Caixa.

O serviço também pode ser solicitado presencialmente em uma das agências da Caixa e é necessário apresentar um dos seguintes documentos: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Identidade militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros, Passaporte ou Carteira Funcional.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL