Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

A Caixa é o banco responsável pelo pagamento do seguro-desemprego. Veja agora tudo o que você precisa saber sobre o benefício.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

A instituição financeira responsável pelo pagamento do seguro-desemprego é a Caixa Econômica Federal. Pelo aplicativo para smartphone Caixa Trabalhador, o cidadão que solicitou o benefício pode fazer consultas dos valores recebidos e a receber.

A solicitação, por sua vez, pode ser feita pelo site da Secretaria do Trabalho ou presencialmente em um dos postos autorizados. Veja agora tudo o que você precisa saber sobre este benefício.

Caixa Seguro-desemprego: o que é

O seguro-desemprego é um auxílio oferecido a trabalhadores desempregados. O benefício concede uma ajuda financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de demissão sem justa causa.

O Ministério do Economia, por meio da Secretaria de Trabalho, é quem supervisiona as solicitações de seguro-desemprego e determina o valor dos pagamentos, que são diferentes de acordo com cada caso.

Como são feitos os pagamentos

Os pagamentos do seguro-desemprego são realizados através da Caixa Econômica Federal e são divididos em três, quatro ou cinco parcelas. Irá depender do tempo de trabalho do empregado. Veja:

Na primeira solicitação do benefício

Na segunda solicitação do benefício

Na terceira solicitação do benefício

O valor das parcelas é calculado a partir da média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e trabalhador resgatado de atividade escrava, o valor do benefício é o de 1 salário mínimo.

Como solicitar o seguro-desemprego

É possível solicitar o seguro-desemprego pela internet e também presencialmente. A dica da Konkero é que você dê preferência para a solicitação online, que pode ser feita na sua própria casa. Saiba como fazer em cada uma das maneiras.

Solicitação pela internet

1º Passo: Acesse o site da Secretaria de Trabalho e selecione a opção “Clique aqui para acessar os serviços para o Trabalhador e para o Empregador”.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

2º Passo: Na aba “Seguro-desemprego”, clique na primeira opção, “Solicitar”.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

3º Passo: Clique em “Iniciar”, no botão verde localizado no lado direito da tela.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

4º Passo: Na página seguinte, caso você já tenha cadastro no portal do serviços do governo Gov. br, clique em “Já tenho cadastro” e faça o seu login com o CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, clique em “Quero me cadastrar” e cadastre-se. Nesta matéria você pode conferir um passo a passo deste cadastro (passos 2 a 8).

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

5º Passo: Ao entrar no seu perfil, clique em “Seguro-Desemprego” e depois em “Solicitar Seguro-Desemprego”.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

6º Passo: Coloque o número do requerimento que você recebeu quando foi mandado embora. Não deixe de checar se suas informações que aparecerão na tela estão corretas.Se estiver tudo certo, concorde com as regras e condições do benefício e conclua a solicitação.

Solicitação presencial

Você também pode escolher fazer a solicitação presencial. Neste caso, será preciso se dirigir até uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em outros postos credenciados pelo Ministério da Economia.

Lembre-se de conferir se o posto onde você fará a solicitação exige um agendamento para ser atendido.

Documentos necessários para solicitação do benefício

Os documentos abaixo são os que normalmente são exigidos. Mesmo assim, não deixe de se certificar da documentação necessária junto ao local onde você fará a solicitação.

Como receber os valores do seguro

Desde 24 de julho de 2020, quem tiver direito ao seguro-desemprego não precisa mais ter conta na Caixa para conseguir receber os valores diretamente na sua conta bancária.

Agora, as parcelas podem ser recebidas nas contas correntes e poupanças informadas pelo beneficiário no momento da solicitação do seguro, de qualquer instituição financeira, desde que ela esteja dentro do Sistema Financeiro Brasileiro.

Vale saber que as contas informadas para o recebimento dos créditos devem estar no CPF no beneficiário e não podem ser conta salário.

Quem ainda não tem uma conta bancária pode retirar os devidos valores em qualquer Casa Lotérica, Correspondente Caixa Aqui, Autoatendimento Caixa ou nas agências da Caixa usando apenas o Cartão Cidadão.

Antes dessa data, quem não era cliente da Caixa tinha que fazer o saque presencial na Caixa ou em casas Lotéricas, enquanto apenas os que tinham conta poupança ou simplificada na Caixa tinham o crédito automático.

Seguro-desemprego no Caixa Trabalhador

Ao ter a solicitação do benefício aprovada, você pode consultar quais são os valores que você vai receber e também em quantas parcelas.

Essa consulta pode ser feita tanto pelo site da Secretaria do Trabalho, fazendo o mesmo caminho para a solicitação do seguro, mas clicando em “Consulta Seguro-Desemprego” no 5º passo, quanto pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Veja como.

1º Passo: Baixe o aplicativo no seu smartphone pelo Google Play ou App Store. Abra o app e clique em “Acessar”.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

2º Passo: Se você já tem um cadastro no portal de serviços da Caixa, informe o seu CPF e clique em “Próximo” para colocar a senha e acessar o seu perfil. Se ainda não for cadastrado, clique em “Cadastre-se” e se inscreva preenchendo os campos com os dados solicitados.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

3º Passo: Na aba “Consultas”, clique na opção “Seguro-desemprego”. Assim, você verá na tela seguinte as informações sobre o seu benefício.

Caixa seguro-desemprego: tudo o que você precisa saber

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL