Carregando...

InícioPostsFinanças - Seus direitos

CadÚnico – o que é e o que significa

CadÚnico – o que é e o que significa

O CadÚnico é o cadastro necessário para receber alguns benefícios sociais do governo. Saiba mais sobre ele! O CadÚnico, também conhecido como Cadastro Único, é um programa que organiza as informações de famílias brasileiras de baixa renda. Com isso, o governo consegue localizar e conhecer melhor o cenário socioeconômico dos brasileiros. Entenda melhor o que […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

O CadÚnico é o cadastro necessário para receber alguns benefícios sociais do governo. Saiba mais sobre ele!

O CadÚnico, também conhecido como Cadastro Único, é um programa que organiza as informações de famílias brasileiras de baixa renda. Com isso, o governo consegue localizar e conhecer melhor o cenário socioeconômico dos brasileiros.

Entenda melhor o que é este cadastro e o que ele muda na sua vida.

O que é o CadÚnico

O CadÚnico é o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Criado em 2003, o programa de cadastramento registra informações sobre a residência, os membros familiares, renda mensal e situação de trabalho da família.

Com o cadastro, é possível participar de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

Quem pode fazer esse cadastro

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Grupos familiares com renda mensal total de até três salários mínimos ou com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado a programas sociais do governo.

Como fazer o CadÚnico

Para realizar a inscrição no CadÚnico é necessário que um responsável familiar reúna a documentação pessoal de todos os membros da família, inclusive a sua, e compareça a um dos Centros de Referência de Assistência Social mais próximo da sua residência.

Os documentos que devem ser apresentados são certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.

O responsável familiar será entrevistado por um assistente social e confirmará as informações necessárias para obter o CadÚnico.

O que isso muda na minha vida?

Para participar dos programas Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida do Governo Federal é obrigatório que a família esteja inscrita no CadÚnico.

Com o apoio das informações registradas no Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona os grupos familiares que serão beneficiados. Por isso é importante estar com os dados sempre atualizados.

Os estudantes da cidade de São Paulo que tenham direito à gratuidade no transporte público também devem estar inscritos no CadÚnico. Para usufruir do benefício, a família do estudante deve ter renda mensal abaixo de 1,5 salário mínimo por pessoa.

As famílias registradas no CadÚnico têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. Trata-se de um desconto de até 65% nos serviços de abastecimento de energia concedido às famílias de baixa renda.

Para ativar o benefício, o titular da conta deve solicitar na distribuidora local de energia elétrica a classificação da casa como unidade consumidora na subclasse residencial baixa renda.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes