Validade do RG: saiba quando renovar o documento - Konkero

Validade do RG: saiba quando renovar o documento

O RG precisa ser atualizado em um espaço de tempo. Entenda o porquê e saiba onde renovar o documento.  

A carteira de identidade, o RG, é um item indispensável na hora efetuar cadastros e fazer outros processos, como abrir contas em bancos e contratar alguns serviços. Entre as características presentes no RG estão a foto 3×4 do portador, a impressão digital e a assinatura. Quando o documento é emitido durante a infância, o campo para assinar pode vim registrado com o termo “Não alfabetizado”, pois a criança ainda não consegue preencher o local.

Todavia, quando o titular já estiver alfabetizado é fundamental tirar uma segunda via do RG, isso também por conta da fisionomia do portador do documento que tende a mudar. Além desse exemplo, existem outros casos em que a validade do RG expira e o dono do documento precisa tirar uma nova via. Saiba mais sobre quando  atualizar o seu RG!

Quando renovar o RG: entenda as regras

O RG precisa ser renovado por conta das mudanças no rosto e da assinatura do seu titular. Na hora de utilizar o documento para fazer a identificação, a foto 3×4 do portador precisa ser recente e de acordo com os padrões da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Já o nome deve ser escrito conforme o padrão utilizado pelo titular em outros documentos.

Os órgãos públicos e outras instituições recomendam a troca do RG a cada 10 anos de vida do cidadão. Dessa forma, o documento fica atualizado e evita possíveis fraudes de terceiros. Para fazer prova de vida do INSS, fazer documentos em cartórios e viajar para países dentro do Mercosul, a apresentação do RG com até 10 anos de emissão é obrigatória.

Em caso de perda ou roubo, consequentemente, o titular do RG precisará fazer a renovação do documento e tirar uma segunda via. A carteira de identidade é importante para apresentar nos locais que exigem uma identificação, então é importante levar o documento sempre consigo. Confira abaixo como tirar uma segunda via do RG.

Renovar RG: onde tirar a segunda via

Para renovar o RG, o titular do documento precisa agendar um atendimento ou ir até um dos postos conveniados com a Secretaria de Segurança Pública e fazer a solicitação da segunda via do RG. Os pontos de atendimento mudam conforme a cidade, mas centros do Poupatempo e do Detran são alguns dos locais para tirar a 2ª via do RG.

O interessado deve comparecer na data agendada com alguns documentos e cópias de ambos para conseguir tirar a segunda via do RG. São eles:

  • CPF;
  • RG atual (se houver);
  • Certidão de nascimento.

Se o portador quiser incluir informações opcionais ao novo RG, ele também pode levar os seguintes documentos:

  • Título de Eleitor;
  • NIS / PIS / PASEP;
  • Certidão Militar;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira Nacional de Saúde (CNS);
  • Tipo sanguíneo;
  • Código Internacional de Doenças (CID).

Dessa forma, você garante a renovação do RG com os dados obrigatórios e mantém o documento atualizado.

Fique atento!  

Quando for fazer a fotografia para o RG, evite peças de roupas claras. Como o fundo do registro é branco, a foto 3×4 do titular da  carteira de identidade pode não ficar boa.

Veja também!