RG perdido: como descobrir o número - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

RG perdido: como descobrir o número

Saiba como localizar a numeração do seu RG pela internet! 

A numeração do RG é solicitada na hora de preencher fichas e alguns cadastros. Assim como acontece com a inscrição do CPF, o número da carteira de identidade é intransferível, por isso, todos os dados do titular estão atrelados ao número. É importante que o portador do documento sempre leve consigo a numeração da identidade.

Em caso de perda ou roubo do RG, o titular deve registrar um boletim de ocorrência para que, em caso de tentativa de fraudes com sua identidade, você tenha como provar que não estava com seu documento. No entanto, você precisa informar a numeração no B.O. para que seja mais fácil encontrar o documento e até que você tire outra via da identidade! Saiba onde encontrar a numeração do seu RG!

Onde consultar a numeração do RG

O RG é um documento vinculado ao benefício do INSS e está no banco de dados do Ministério do Trabalho. Quem é microempreendedor individual, empresário ou já trabalhou com carteira assinada e contribui com a previdência pode consultar o número do RG na plataforma Meu INSS.

O acesso é feito diretamente pelo cadastro único do governo federal e é uma opção para quem perdeu o RG e precisa consultar a numeração. Veja abaixo como conseguir o número da carteira de identidade:

Passo 1. Acesse o site oficial do governo federal e faça a inscrição no cadastro único. Para isso, clique em “Crie sua conta”. Por essa conta, o cidadão também consegue informações sobre contribuições do INSS, salário-maternidade, seguro desemprego e outros serviços.

Passo 2. O portador do RG deve preencher os campos com a numeração do CPF, nome completo, telefone celular e um e-mail para contato. Não esqueça de aceitar os termos de uso e a política de privacidade do site. O usuário precisará validar o acesso e cadastrar uma senha.

Passo 3. Com o cadastro feito, retorne à página de login e faça o acesso com o CPF e a senha escolhida. O usuário será direcionado ao Portal de Serviços da plataforma do governo.

Passo 4. Na tela do Portal de Serviços, procure a opção “Meu cadastro” no menu da parte superior, como na imagem abaixo. O cidadão será direcionado aos serviços habilitados para o seu CPF.

Passo 5. Selecione a opção “Meu INSS”, como no exemplo abaixo.

Passo 6. Depois, na página do Meu INSS, escolha a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)” no menu esquerdo. Escolha o campo “Dados Cadastrais” e consulte a numeração do seu RG online, como no exemplo abaixo. O usuário também pode ver qual é o órgão emissor da carteira de identidade e a data de emissão do documento.

Como fazer o boletim de ocorrência (BO)

Fazer o boletim de ocorrência facilita na hora de localizar o documento e também na emissão da segunda via do seu RG. Muitos postos de atendimento não cobram a taxa para tirar o documento se o titular apresentar o BO. Algumas delegacias permitem que o portador abra o boletim pela internet, como acontece no estado de São Paulo pela Delegacia Eletrônica e no Rio de Janeiro na Delegacia Online. Em caso de roubo, determinadas ocorrências deverão ser feitas pessoalmente com informações sobre o assaltante e o local do ocorrido, mas caso você tenha apenas perdido o documento, não deixe de registrar um BO.

Veja também!