RG online: tudo o que você precisa saber - Konkero

RG online: tudo o que você precisa saber

Descubra como consultar o RG online e tire outras dúvidas sobre a emissão do documento!

É importante sempre levar consigo o RG. Ele garante a identificação do seu portador e facilita na hora de preencher fichas de cadastrados e outros documentos. Além disso, abertura de contas, atendimentos médicos e entrevistas de emprego são alguns dos processos em que a apresentação da carteira de identidade é solicitada.

Entretanto, não é sempre que nos lembramos de colocar ou conferir se o documento está na carteira ou na bolsa. Por ser uma identificação, o ideal é levar pelo menos uma cópia do RG conosco. Confira abaixo como consultar o documento online e ter sempre a numeração do RG em mãos.

RG online: como consultar

Diferente da consulta do CPF que pode ser feita diretamente no site da Receita Federal (RF), a numeração do RG está presente no cadastro único do governo. Por meio da plataforma, o titular consegue acessar os dados de contribuição do INSS e outras informações trabalhistas. Portanto, para consultar o RG, o cidadão precisa ter cadastro na previdência social e no Ministério do Trabalho.

Passo 1. Acesse o site oficial do governo federal e faça a inscrição no cadastro único. Para isso, clique em “Crie sua conta”.

Passo 2. O titular do RG deve preencher os campos com a numeração do CPF, nome completo, telefone celular e um e-mail para contato. Não esqueça de concordar com os termos de uso e de privacidade do site. O usuário precisará validar o acesso e cadastrar uma senha.

Passo 3. Com o cadastro feito, retorne à página de login e faça o acesso com o CPF e a senha escolhida. O usuário será direcionado ao Portal de Serviços da plataforma.

Passo 4. Na tela, procure a opção “Meu cadastro” no menu da parte superior, como na imagem abaixo. O cidadão será direcionado aos serviços habilitados para o seu CPF.

Passo 5. Selecione a opção “Meu INSS”, como no exemplo abaixo.

Passo 6. Depois, na página do Meu INSS, escolha a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)” no menu esquerdo. Escolha o campo “Dados Cadastrais” e consulte a numeração do seu RG online, conforme imagem abaixo. O usuário também pode ver qual é o órgão emissor da carteira de identidade e a data de emissão do documento.

Agendamento RG online: onde fazer

Alguns pontos de atendimento credenciados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) permitem que o usuário agende o atendimento pela internet e consiga tirar a segunda via do RG. O Poupatempo e o Detran disponibilizam esse atendimento pela internet, mas funcionam apenas para os moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para saber como fazer o agendamento online e tirar a segunda via do RG, clique aqui e confira o passo para quem mora nesses estados, no Distrito Federal e em Minas Gerais.

Posso tirar o RG online?

No estado da Bahia, o cidadão pode solicitar a reimpressão do RG pelo sistema online RG Expresso. Quem é residente do estado e tirou a carteira de identidade a partir de 2017 consegue obter uma cópia original do RG, incluindo a foto utilizada, impressão digital e a assinatura do titular. Basta acessar o site do SAC Digital, efetuar o login e solicitar outra via original do RG. Esse serviço é disponível apenas para quem mora e tirou a carteira de identidade na Bahia em postos autorizados pela Secretaria de Segurança Pública do estado.

Veja também!