Restituição Imposto de Renda: como consultar

Está esperando pela restituição do Imposto de Renda? Saiba como consultar se o seu lote de reembolso já está disponível. Confira!

Se você fez a declaração do imposto de renda e tem direito a receber uma restituição, saiba que o dinheiro é depositado em lotes, mês a mês, seguindo uma ordem em que as primeiras pessoas a receber são, preferencialmente, idosos, deficientes e portadores de doenças graves. Em seguida, os lotes da restituição do IR são destinados às pessoas que entregaram a declaração do imposto de renda no início do prazo.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Para fazer a consulta da restituição do imposto de renda, você pode usar o site da Receita ou usar o aplicativo “Pessoa Física” disponibilizado pela Receita Federal. Confira como fazer a consulta nos dois casos.

Consulta da restituição do IR pelo site da Receita Federal

Basta acessar o site da Receita e informar o número do seu CPF e data de nascimento. Além disso, também dá para fazer a consulta da restituição do IR através do telefone 146 (a chamada é gratuita, se feita de telefone fixo).

Se aparecer a mensagem dizendo que a sua declaração está na base de dados, significa que ainda não chegou a sua vez de receber de volta esse dinheiro.

Consulta da restituição do IR pelo aplicativo da Receita Federal – Pessoa física

A Receita também tem um aplicativo gratuito chamado de “Pessoa Física” que também realiza a consulta. Ele está disponível para smartphones e tablets dos sistemas iOS e Android. Com o App Pessoa Física, o usuário consegue consultar restituições do Imposto de Renda Pessoa Física desde 1999, além disso, caso prefira, você pode ativar um alerta que será acionado assim que a sua restituição estiver disponível.

Quando é feita a restituição do imposto de renda 2017

Para quem declarou o Imposto de Renda Pessoa Física em 2017, saiba que os primeiros lotes da Restituição do IR estarão disponíveis a partir do mês de junho. Confira na tabela abaixo.

Vale lembrar que a cada mês a restituição do IR é atualizada de acordo com a taxa Selic até o dinheiro ser depositado em sua conta, após o depósito o valor não sofre nenhuma alteração, independente da data que você receba a restituição do IR.

Lote Data Remuneração Selic
16/06/2017 Não divulgada
17/07/2017 Não divulgada
15/08/2017 Não divulgada
15/09/2017 Não divulgada
16/10/2017 Não divulgada
16/11/2017 Não divulgada
15/12/2017 Não divulgada

 



*As informações prestadas na tabela acima foram obtidas no site da Receita Federal do Brasil – Ministério da Fazenda no dia 03/04/2017 e podem ser alteradas a qualquer momento.

Veja também!

 




comentários