Recupere o dinheiro do bilhete único e dos vales que você perdeu

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Confira as etapas para conseguir de volta o crédito depositado nos vales transporte, refeição, alimentação e no bilhete único

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Quem perdeu o bilhete único ou os vales (transporte, alimentação e refeição) não precisa se desesperar! É possível resgatar esse dinheiro sem sair no prejuízo, desde que você não leve muito tempo para resolver o problema. No geral, os passos são simples: basta avisar sobre a perda e pedir o bloqueio.

Normalmente, ao comprar um bilhete único, você pode registrar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) nesse cartão. Quem opta por cadastrar o documento, recupera com mais facilidade o dinheiro que estava carregado no cartão porque consegue provar que é o dono do bilhete. Os estudantes e os funcionários que recebem o bilhete da empresa já estão com o CPF atrelado ao registro do cartão.

Como recuperar o saldo se você cadastrou o CPF no bilhete

1. Bloqueie o cartão. Se você mora na cidade de São Paulo (SP), entre no site da SPTrans ou ligue no telefone 156. Avise sobre a perda do cartão, informe seu CPF e peça o bloqueio.

2. Peça o resgate do dinheiro. Vá à sede da SP Trans se você mora em São Paulo ou à central de transportes da sua cidade e faça o resgate do saldo. “Somente após o bloqueio você pode pedir um novo bilhete. Nesse processo, é cobrada uma taxa de cerca de 20 reais”, explica a advogada Tatiana Viola de Queiroz, da Proteste, associação de consumidores. Como você informou o CPF, o saldo que está no cartão perdido será transferido para o bilhete novo.



Tem o bilhete por cota de tempo?

Nesse caso, a quantia paga varia de acordo com a condução que você escolhe (exclusiva para metrô, exclusiva para metrô/trem e integrada e para uso no ônibus, metrô e na CPTM). Quem perdeu esse bilhete também deve pedir o bloqueio e ir à SPTrans recuperar o saldo. “Para definir o valor que será resgatado, eles consideram o dia da perda do bilhete”, explica Tatiana.



O que fazer se o bilhete único não está vinculado à empresa e também não tem o seu CPF

Quem usa o cartão por conta própria e não colocou o CPF terá mais dificuldade para resgatar o dinheiro. “A única saída para essa situação é procurar o papel que você recebeu quando comprou o bilhete. Ele tem o número da sua compra, então, você poderia usar esse cadastro para recuperar o dinheiro do cartão”, explica a advogada da Proteste. Se você jogou o papel fora e não cadastrou o CPF, infelizmente perderá esse dinheiro. “Em uma próxima compra, lembre-se de atrelar o bilhete ao CPF”, orienta.

Como recuperar o vale transporte, vale refeição ou vale alimentação

Em relação ao vale-transporte (VT), avise o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. São eles que devem pedir o bloqueio e a transferência do valor perdido. No caso do vale-refeição (VR) e do vale-alimentação (VA) o prejuízo será menor do que perder o vale-transporte ou o bilhete único. Isso porque, após três tentativas digitando a senha errada do cartão, ele será bloqueado automaticamente. “E por isso é tão importante decorar essa senha em vez de deixá-la anotada perto do cartão”, alerta Tatiana. Mesmo assim, não deixe de avisar a empresa o mais rápido possível para que o RH possa pedir o bloqueio. Feito isso, o cartão será cancelado e os créditos irão para o novo vale.





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