Perdeu a Carteira de Trabalho: como recuperar os registros

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Ter os registros na carteira de trabalho pode prevenir dores de cabeça no futuro. Confira como!

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Perder ou ter a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) roubada são situações que, infelizmente, podem acontecer. Mas isso não significa que você perde também todos os registros trabalhistas. Fique calmo, pois dá para recuperar estas informações.

Perdeu ou teve a CTPS roubada? Saiba o que fazer!

Primeiro, peça uma nova carteira de trabalho

Para solicitar uma nova carteira de trabalho, vá a uma delegacia de polícia e faça um boletim de ocorrência (B.O.) informando sobre a perda, furto ou roubo do objeto. Importante: você precisa desse boletim para pedir a segunda via da CTPS.

Em seguida, leve o B.O. e o RG para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do seu estado ou para outra instituição que emite a carteira de trabalho, como:

  • Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego;
  • Prefeitura do seu município;
  • Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Depois, resgate seus registros trabalhistas

É necessário ir a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com alguns documentos que comprovem seus cargos antigos. Você pode levar:

  • Recibo do recolhimento do FGTS;
  • Homologação (documento formal dado após a rescisão de contrato);
  • Comprovante de seguro-desemprego recebido;
  • Contracheque;
  • Recibo de férias.

Caso não tenha nenhum destes recibos listados acima, procure as empresas onde trabalhou para que elas façam novos lançamentos na sua carteira de trabalho. No caso de companhias que já fecharam, entre em contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho para recuperar seus dados.

Preciso recuperar os dados da minha carteira de trabalho?

Sim! É importante ter todas as informações profissionais na sua carteira de trabalho porque elas indicam em quais lugares você trabalhou, por quanto tempo e qual salário recebia. Caso ocorra alguma falha no cálculo das contribuições do INSS ou do FGTS, esses registros da carteira de trabalho vão ajudá-lo a comprovar o período trabalhado. Além disso, eles servem como prova do seu histórico profissional.

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Para quem tirou a segunda via da CTPS e ficou com dúvidas

Entenda o que fazer se você pediu uma nova carteira de trabalho, mas encontrou a CTPS antiga pouco tempo depois.

6 dúvidas comuns sobre carteira de trabalho

1. Se a carteira de trabalho sujar, ela ainda pode ser usada?

Vai depender do tipo de mancha. Se não cobrir as informações dos registros, tudo bem. Mas se for uma mancha que não deixa claro o que está escrito ali, você terá que fazer outra. Além disso, existem outros tipos de danos à carteira de trabalho que impedem o uso dela. “Se não tiver fotografia, se apresentar rasuras, ausência de uma página ou qualquer outra situação que impossibilite a utilização normal dela, a segunda via deverá ser pedida”, explica Mauricio Nahas Borges, mestre em direito do trabalho.



2. Posso tirar mais de uma carteira de trabalho?

Pode. A primeira se chama “1ª via” e a segunda, “2ª via”. A partir desta, a CTPS recebe o nome de via de continuação. “O trabalhador poderá tirar uma nova carteira de trabalho nos casos de extravio, roubo, furto, ou quando todas as folhas tiverem sido utilizadas, impossibilitando novas anotações”, conta Maurício. Não existe um limite na quantidade porque o documento pode estragar com o tempo ou não ter mais espaço para anotações.

3. Carteira de trabalho tem prazo de validade?

Não. Ela vai durar o tempo que você estiver trabalhando, independentemente de quantos anos você já trabalha.

4. E se eu perder a carteira de trabalho, fizer outra e depois achar aquela que eu tinha perdido?

Nesse caso, você poderá escolher com qual das duas quer continuar, basta que elas estejam registradas normalmente. A via de continuação segue a numeração da 1ª ou da 2ª via, dependendo de qual você escolheu para continuar com o mesmo número. “Se ainda não tem registro de trabalho na 2ª via, pode continuar com a primeira. Caso contrário, use a 2ª e guarde a 1ª”, orienta o mestre em direito do trabalho.

5. Existe um limite de tempo para pedir outra CTPS?

Não. Mas procure pedir a outra via da carteira de trabalho o quanto antes para não correr o risco de ficar sem anotações dos próximos empregos.

6. O que fazer se o patrão escrever anotações mentirosas nela?

Se você tentou conversar com seu chefe e os dados não serão corrigidos, o ideal é procurar a justiça trabalhista indo ao Tribunal Superior do Trabalho. Se preferir, veja onde arrumar um advogado de graça em todo país. “Dependendo do caso, o empregador poderá pagar multa ao empregado. Informações erradas podem prejudicar o trabalhador a ponto de impedir a recolocação dele no mercado de trabalho, em caso de ele ter sido despedido. Então, o chefe tem o dever de dar uma reparação a ele, já que isso pode ser considerado dano moral”, explica Maurício.



Procure cuidar bem da carteira de trabalho! Além de conter todo seu histórico profissional, preenchendo-a corretamente você tem direto a abono salarial, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros benefícios.

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