Que garantias posso dar para alugar um imóvel?

Vai alugar um imóvel? Entenda quais garantias você pode oferecer ao proprietário!

Quando você vai alugar um imóvel, seja ele comercial ou para morar, precisa dar uma garantia para o dono do imóvel.

Essa garantia serve para que o locador tenha segurança de que irá receber o dinheiro, caso você atrase as parcelas e deixe de pagá-lo.

Mas você conhece quais os tipos de garantias que podem ser usadas na locação?

Caução

É um valor que serve como garantia no contrato. Ele pode ser em dinheiro, bens móveis (como carros, eletrodomésticos) e imóveis.

Se o caução for dado em dinheiro, ele não pode ser maior do que o valor de 3 meses de aluguel. Ou seja, se o seu aluguel custa R$ 500, você terá que dar até R$ 1.500 de caução.

Essa quantia é depositada em uma poupança e poderá ser resgatada pelo proprietário do imóvel caso você atrase o pagamento. E se não atrasar, você recebe o valor de volta no final da locação!

Fiança

Essa garantia é prestada por um terceiro. Ou seja, uma pessoa entra no contrato como fiadora do seu imóvel, ficando responsável por quitar a sua dívida caso você deixe de pagar o aluguel.

Nem sempre é tão fácil encontrar um fiador para o imóvel, já que essa pessoa poderá ser cobrada pelas dívidas do locatário.

Seguro-fiança

O seguro-fiança é prestado por uma seguradora, e libera o inquilino de ter que dar um caução ou procurar por um fiador.

Para ter o seguro-fiança, você paga uma taxa anual para a seguradora, e ela paga o proprietário do imóvel conforme o que for estabelecido na apólice.




comentários



}); //fim script