Que garantias posso dar para alugar um imóvel?

  • Google+
  • LinkedIn

Quando você vai alugar um imóvel, seja ele comercial ou para morar, precisa dar uma garantia para o dono do imóvel.

Essa garantia serve para que o locador tenha segurança de que irá receber o dinheiro, caso você atrase as parcelas e deixe de pagá-lo.



Mas você conhece quais os tipos de garantias que podem ser usadas na locação?

Caução

É um valor que serve como garantia no contrato. Ele pode ser em dinheiro, bens móveis (como carros, eletrodomésticos) e imóveis.

Se o caução for dado em dinheiro, ele não pode ser maior do que o valor de 3 meses de aluguel. Ou seja, se o seu aluguel custa R$ 500, você terá que dar até R$ 1.500 de caução.

Essa quantia é depositada em uma poupança e poderá ser resgatada pelo proprietário do imóvel caso você atrase o pagamento. E se não atrasar, você recebe o valor de volta no final da locação!

Fiança



Essa garantia é prestada por um terceiro. Ou seja, uma pessoa entra no contrato como fiadora do seu imóvel, ficando responsável por quitar a sua dívida caso você deixe de pagar o aluguel.

Nem sempre é tão fácil encontrar um fiador para o imóvel, já que essa pessoa poderá ser cobrada pelas dívidas do locatário.

Seguro-fiança



O seguro-fiança é prestado por uma seguradora, e libera o inquilino de ter que dar um caução ou procurar por um fiador.

Para ter o seguro-fiança, você paga uma taxa anual para a seguradora, e ela paga o proprietário do imóvel conforme o que for estabelecido na apólice.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.