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PROCON: saiba como registrar reclamações online

Aprenda a fazer reclamações no PROCON pela internet.

O PROCON, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, tem o objetivo de resolver problemas entre clientes e fornecedores de determinados produtos e serviços. Quando o consumidor sente-se prejudicado por alguma compra ou prestação de serviço contratada e a empresa não resolve o problema, ele pode recorrer ao PROCON para tentar solucionar a situação.

Com o auxílio do Código de Defesa do Consumidor, o PROCON analisa as ocorrências dos consumidores e entra em contato com a empresa para negociar uma resolução. Hoje, o PROCON monitora a grande maioria do comércio nacional, inclusive o online.

Está com problemas relacionados à entregas, garantias, compras online ou pagamentos? Conheça a seguir as formas de contatar o PROCON e resolver o seu problema.

Como registrar reclamações no PROCON

Atendimento Presencial PROCON

O atendimento pessoal do PROCON em SP acontece em postos do Poupatempo, porém o serviço também está presente em todo o território nacional. Confira a lista completa com os postos de atendimento do PROCON no Brasil. 

Atendimento a distância PROCON

Também é possível registrar reclamações no PROCON de São Paulo através da central de atendimento 151. O cliente que se sentir prejudicado pode entrar em contato e registrar uma ocorrência. O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira das 8 hs às 17 hs, exceto em feriados.

Atendimento online

O registro de reclamações também está disponível na internet de duas formas: o acesso pela página do PROCON SP ou através da plataforma Consumidor.gov. Essa última atende todos os consumidores do país. Confira a seguir como utilizar as plataformas digitais do PROCON para efetuar reclamações.

PROCON online 

O canal eletrônico do site está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h. O tempo de resposta da solicitação pode variar entre cinco e quinze dias.

1º Etapa: Acesse o site do PROCON SP. Clique em “Formas de Atendimento”, conforme imagem abaixo.

2º Etapa: Na página seguinte, clique em “Atendimento a Distância”. Você será direcionado para as opções disponíveis: o registro de ocorrências online, por telefone ou pela caixa postal.

3º Etapa: Clique em “Atendimento Eletrônico” na tela seguinte e escolha a área que deseja fazer uma reclamação. Você pode escolher entre serviços de telecomunicações, energia, água, gás ou outros produtos.

4º Etapa: Na próxima tela, efetue um cadastro pessoal no PROCON para registrar a reclamação. É necessário cadastrar o seu CPF, e-mail e uma senha de acesso.

5º Etapa: Na página seguinte, complete o ‘Cadastro do Consumidor’ com algumas informações pessoais como endereço e telefone.  Preencha o campo de dados e compromisso e clique em “Gravar”.

6º Etapa: Com o cadastro criado, clique no ícone ‘Atendimento’ na canto superior esquerdo da tela como na imagem a seguir. Na página seguinte, preencha os dados da reclamação com nome da empresa, produto ou serviço comprado e faça um breve resumo do ocorrido. Também insira documentos como notas fiscais ou e-mails para o PROCON avaliar junto à empresa. Clique em enviar e aguarde o contato por e-mail ou telefone.

Consumidor.gov

Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a mediação direta entre consumidores e empresas para solução de problemas pela internet.  Esse serviço é monitorado pela Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, e permite solucionar conflitos de clientes de todo o país.

Assim como o PROCON, o Consumidor.gov.br funciona de acordo com o estatuto dos Direitos do Consumidor e, segundo dados da plataforma, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas. O tempo de resposta da empresa leva, em média, 7 dias para acontecer.

Veja a seguir o passo a passo para registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br.

1º Etapa: Acesse o site do Consumidor.gov.br e clique em “Cadastrar” no canto direito superior da tela.

2º Etapa:  Na página seguinte, preencha os campos com os dados cadastrais pedidos pelo site. É fundamental colocar o endereço de e-mail e telefones pessoais para que a empresa entre em contato com você para resolver o problema. Não esqueça também de aceitar os termos de uso do site para utilizá-lo.

3º Etapa: Assim que o cadastro for finalizado, você terá uma página de serviço onde todas as reclamações ficarão registradas e podem ser consultadas ao longo do contato. Clique no botão “Nova Reclamação”.

4º Etapa: Coloque todos os dados da reclamação nessa tela seguinte. Nome da empresa, serviço ou produto adquirido e o  problema relatado devem constar na ficha de reclamação. Descreva o ocorrido em poucas palavras e a melhor solução, ao seu ver, para a reclamação. Anexe notas fiscais e protocolos à reclamação e envie.

5º Etapa: Aguarde a confirmação de registro da reclamação por e-mail e acompanhe o progresso dela no site. As empresas demoram cerca de sete dias para contatar o cliente para uma negociação.

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