Previdência Social: saiba como consultar o benefício - Konkero

Previdência Social: saiba como consultar o benefício

Conheça as formas para consultar os benefícios da Previdência Social.

Previdência Social – O que é?

A Previdência Social é um seguro direcionado ao cidadão brasileiro que desempenha funções remuneradas. Basicamente, é o sistema público que garante as aposentadorias dos trabalhadores brasileiros.

Além do benefício da aposentadoria, a Previdência também oferece o pagamentos de auxílios-doença, salários-maternidade e pensões por morte. Para trabalhadores com carteira assinada é obrigatório a cobrança do seguro. Os indivíduos que não tiverem o registro também podem contribuir realizando o pagamento de um carnê.

A Previdência Social no Brasil é gerenciada pelo Ministério do Trabalho e o Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. A seguir, veja o passo a passo para solicitar e consultar os benefícios e as assistências oferecidas pela Previdência.

Previdência Social – Como solicitar?

O agendamento para consultar algum dos benefícios oferecidos pela Previdência pode ser feito através da central de atendimento 135 ou pelo site do INSS.  Confira abaixo o passo a passo para solicitar o auxílio na web.

1º Passo: Acesse o portal do INSS e clique na opção “Meu INSS” no menu superior à esquerda, conforme imagem abaixo.

2º Passo: Na próxima página, leia as instruções descritas e clique em “Meu INSS” mais uma vez.

3º Passo: O usuário será direcionado para a página de serviços do INSS. Nela, o beneficiário pode verificar a situação do auxílio, agendar perícias, ver o extrato de pagamentos e consultar outras opções disponíveis. Para cadastrar, clique em “entrar” e, depois, “login”.

4º Passo: O cadastro será feito pelo sistema do governo federal Cidadão.BR. Preencha as informações solicitadas, como na imagem a seguir.

5º Passo: Você receberá uma chave de acesso inicial para usar as páginas do INSS e a Emprega Brasil.

6º Passo: Efetue o login no sistema ” Meu INSS” e acesse os serviços da plataforma. Se as informações cadastrais estiverem atualizadas, o sistema mostrará o tempo de contribuição atual e o extrato previdenciário do usuário.

7º Passo: Ao clicar em qualquer uma das opções, o usuário verá as regras para solicitar os serviços da Previdência. Estando de acordo, o usuário deve clicar em “avançar” e aguardar a avaliação do sistema sobre as informações.



Caso os dados estejam certos, o sistema abrirá a central de agendamento online com as datas e locais disponíveis para a perícia e a lista de documentos necessários para solicitar o benefício. Se a página acusar algum erro, o usuário deve entrar em contato pelo atendimento telefônico 135 e verificar a situação para consultar o benefício.

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