Número do benefício do INSS: entenda - Konkero

Número do benefício do INSS: entenda

Veja o que é o número do INSS e como conseguir saber o código do seu benefício!

Se você recebe aposentadoria, pensão ou algum outro auxílio da Previdência Social, você possui um número de benefício. É fundamental que você tenha acesso a esse número para facilitar a consulta de informações, datas de pagamento e até mesmo o agendamento de consultas médicas. Cada contribuinte tem seu número pessoal e intransferível para evitar fraudes e enganos.

Entenda o que é o número do benefício do INSS, como consultá-lo e quem tem direito ao benefício!

O que é o número do benefício do INSS?

O número do benefício do INSS representa os contribuintes, trabalhadores, aposentados, pensionistas e também o benefício que estes recebem pela Previdência. Esse número é determinado no momento da aprovação do benefício do segurado.

O beneficiário encontra o número do INSS nos documentos de entrada da aposentadoria e na carta de concessão informando a liberação do benefício, mas também há casos em que ele pode ser o mesmo número do PIS/PASEP, ou seja, o registro do trabalhador em programas de integração social.

Cada um dos beneficiados pela Previdência Social possui um número de benefício pessoal e diferente para sua segurança, impossibilitando a chance de ser fraudado ou divulgado por qualquer pessoa. Com essa sequência de números em mãos, o beneficiado pode consultar informações sobre seu benefício, entre eles: pagamentos, reajuste de valores, emissão de extratos e até agendar consultas de perícia médica.

Como consultar o número do benefício do INSS pelo CPF?

Para que o beneficiário consiga o número do benefício do INSS é necessário que ele verifique de antemão se não é o mesmo que o PIS/PASEP. Para isso, basta verificar na carteira de trabalho, bem como consultar via internet pelo site do CNIS e realizar o seu cadastro na aba ‘Cidadão’.

Outra forma de consultar é pelo número de telefone da Previdência Social, o 135, escolhendo a opção ‘Falar com um Atendente’. No inicio, o atendimento será realizado por uma gravação para que o contribuinte possa informar qual tipo de serviço ele deseja consultar. Logo em seguida, o beneficiário será encaminhado para um atendente que o ajudará a fazer a triagem até a consulta do seu número do INSS, informando o seu CPF.

Uma escolha que o beneficiário pode fazer é ir pessoalmente até uma das agências da Previdência Social com CPF, documento de identificação com foto (RG e carteira de habilitação) e informações de contato. O atendimento precisa ser agendado pela internet no site do INSS na aba “Agendar”, localizada no centro da página!

Fique atento!

Assim que os beneficiários têm a aposentadoria, a pensão ou o auxílio liberados, uma carta de concessão do INSS é enviada para o endereço cadastrado pelo titular do benefício com informações referentes aos valores de pagamentos, o auxílio concedido e o banco em que o salário será depositado.

Junto com todas essas informações, a carta de concessão INSS também traz o número do benefício que foi cadastrado em nome do beneficiário para receber os pagamentos. Por isso, verifique na carta enviada à sua residência e confira o número do beneficiário. Abaixo você encontra um exemplo da carta de concessão e onde encontrar o número do beneficiário do INSS.

Veja também!