Kit Digital Gratuito: saiba como funciona - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Kit Digital Gratuito: saiba como funciona

Saiba o que é o Kit Digital Gratuito e como ele funciona!

A alteração do sinal analógico de televisão para o digital vem sido falada desde 2015. A proposta oferece à população brasileira uma imagem melhor, sem chuviscos, e também a redução de ruídos e chiados, o que resulta em um som bem mais limpo.

Assim, a Anatel determinou a criação da Seja Digital, uma entidade administrativa não-governamental, responsável pela campanha de comunicação e mobilização social em busca da substituição do sinal de TV. A alteração exige o chamado Kit Digital, composto por uma antena e um conversor, que possibilitam que o cidadão consiga assistir a televisão com o sinal digital.

Sabendo dessa necessidade, a Seja Digital também organizou a distribuição desses kits às famílias cadastradas em programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Entenda mais sobre como o Kit Digital funciona, qual a sua importância e quais os requisitos para a gratuidade.

Como funciona o Kit Digital Gratuito

O Kit Digital é formado pelos equipamentos que habilitam a sua televisão para receber o sinal digital, uma vez que o sinal analógico será desligado em todo o Brasil até 2023. Portanto, ele é composto por:

  • 1 antena;
  • 1 cabo coaxial;
  • 1 suporte de parede com mastro;
  • Parafusos, porcas e ruelas necessárias para a instalação da antena;
  • 1 conversor;
  • 1 controle com pilhas;
  • 1 fonte de alimentação;
  • 1 cabo RCA.

A instalação é simples, porém, exige que você ou um profissional suba no telhado ou em um lugar alto para deixar a antena. Quanto mais alta ela estiver, melhor será o sinal. Com relação às outras etapas da instalação, fique tranquilo, pois um manual de instrução acompanha o kit. Nele, é possível ver a instalação por completo, desde a instalação da antena até a configuração da televisão.

Depois de instalado o conversor, a televisão receberá o sinal digital de televisão, proporcionando imagem e som melhores.

Qual a importância do Kit Digital Gratuito

Além de melhorar a imagem e o som da TV, o Kit Digital faz com que a televisão consiga receber o sinal digital, o que permite que o sinal analógico seja desligado. Com o desligamento, uma faixa de 700MHz foi liberada para possibilitar a oferta do sinal 4G no Brasil.

Assim, ele é importante tanto para que o brasileiro não fique sem sinal nenhum – lembrando que o sinal analógico será desligado até 2023 – como para que a internet móvel no país seja melhorada.

Quem tem direito ao Kit Digital Gratuito

Apenas as famílias de baixa renda e cadastradas em programas sociais do governo federal podem receber o Kit Digital gratuitamente. No entanto, vale saber que a distribuição foi encerrada em fevereiro de 2019.

Os principais programas sociais que dão o direito à gratuidade são o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Verde, o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

Se a sua televisão ainda não recebe o sinal digital, é bom buscar um equipamento que possibilite essa recepção, pois se o sinal analógico for desligado e você ainda não tiver o sinal digital, você acabará ficando sem sinal nenhum para assistir a TV. Por isso, fique atento e procure adquirir os equipamentos necessários para habilitar o recebimento do sinal.

Veja também!