Informe de rendimentos INSS: como conseguir - Konkero

Informe de rendimentos INSS: como conseguir

Saiba como conseguir o seu Informe de Rendimentos INSS para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda sem erros.

Um dos documentos essenciais para que aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS façam sua Declaração de Imposto de Renda (IR) adequadamente é o Informe de Rendimentos INSS. Nele constam todos os valores que foram movimentados durante o período de um ano no Instituto Nacional do Seguro Social com relação ao beneficiário.

Caso o Informe de Rendimentos INSS não seja considerado na confecção da Declaração de IR, o beneficiário poderá cair na malha fina, já que existe a possibilidade de os dados informados não baterem com os dados reais. Assim, nota-se a importância de tal documento.

Confira agora como conseguir o Informe de Rendimentos INSS, para não correr risco de ter problemas com a sua restituição e poder ficar tranquilo após a transmissão da sua declaração.

Como conseguir o informe de rendimentos INSS?

Assim como qualquer informe de rendimento, quem fornece esse documento é a fonte pagadora. Portanto, o informe de rendimento INSS deverá ser disponibilizado pela própria Previdência Social para que o beneficiário tenha acesso a ele.

Você pode conseguir o informe de duas maneiras: acessando o site da Previdência Social, ou no aplicativo Meu INSS. Veja abaixo como fazer nos dois métodos.

Como conseguir o informe de rendimentos INSS pelo site da Previdência Social?

Acesse o site da Previdência Social, e selecione a opção “INSS”, localizada no lado esquerdo da tela. Em seguida, clique em “Todos os serviços”, também no lado esquerdo. Selecione a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” e depois, “Solicitar”, e faça o login com seu CPF.

A partir deste espaço, é só selecionar o Ano-calendário que você deseja, que será o do ano anterior, normalmente. Assim, digite o número de seu benefício, sua data de nascimento, seu nome completo, o número de seu CPF e o código de segurança que aparecerá no final da página.

Assim, basta clicar em “Consultar” e o seu informe será apresentado, disponível para consulta em tela ou impressão.

Como conseguir o informe de rendimentos INSS pelo aplicativo Meu INSS?

O mesmo processo feito no navegador de internet no computador deve ser feito no aplicativo Meu INSS no smartphone.

Procure o aplicativo no Google Play Store ou na App Store, conforme o sistema operacional de seu celular, e faça a sua instalação. Faça o login e selecione a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)”. Coloque as demais informações solicitadas, como Ano-calendário, e pronto, seu informe estará disponível para consulta.

É possível conseguir o informe de rendimentos INSS pelo banco?

Dependo da instituição financeira onde você recebe o seu benefício, você ainda pode conseguir o documento através do banco. Basta acessar sua conta pelo internet banking ou aplicativo, e buscar pela opção “Informe de Rendimentos.

Entretanto, não são todos os bancos que disponibilizam esse serviço aos seus clientes beneficiários do INSS. Por isso, procure saber se o seu banco oferece essa facilidade.

Veja também!