Hora extra: receba o que você merece

  • Google+
  • LinkedIn

Por mais que a maioria dos trabalhadores com carteira assinada conheça o conceito de hora extra, assuntos como pagamento e limite de horas permitidas por lei ainda rendem dúvidas.

Entenda que a hora extra é aquele período que você trabalhou além do seu horário normal. E quando a empresa não tem o banco de horas, ela deve pagar em dinheiro esse tempo a mais de serviço – em até um mês.



Isso não significa que dá para fazer quantas horas extras quiser. Por lei, o seu chefe pode pedir que você trabalhe apenas duas horas a mais por dia. Isso porque você tem direito a um descanso de 11 horas entre as jornadas de trabalho.

Quanto você deve receber

Cada hora extra vale 50% mais do que a hora normal quando realizada nos dias da semana e aos sábados. Aos domingos e feriados, o valor da hora normal deve dobrar.

Garanta seus direitos



Para receber o período que trabalhou além do seu horário, anote todas as vezes que ficar mais tempo no trabalho. Assim você não perde o controle e pode calcular se o dinheiro pago está certo.



Quem não recebe hora extra?

Trabalhadores que prestam serviços externos, têm cargos de gerência ou diretoria ou têm meia jornada de trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.