Hora extra: receba o que você merece

Conheça as regras do pagamento de horas extras e entenda os seus direitos como trabalhador.

Por mais que a maioria dos trabalhadores com carteira assinada conheça o conceito de hora extra, assuntos como pagamento e limite de horas permitidas por lei ainda rendem dúvidas.

Entenda que a hora extra é aquele período que você trabalhou além do seu horário normal. E quando a empresa não tem o banco de horas, ela deve pagar em dinheiro esse tempo a mais de serviço – em até um mês.

Isso não significa que dá para fazer quantas horas extras quiser. Por lei, o seu chefe pode pedir que você trabalhe apenas duas horas a mais por dia. Isso porque você tem direito a um descanso de 11 horas entre as jornadas de trabalho.

Quanto você deve receber

Cada hora extra vale 50% mais do que a hora normal quando realizada nos dias da semana e aos sábados. Aos domingos e feriados, o valor da hora normal deve dobrar.



Garanta seus direitos

Para receber o período que trabalhou além do seu horário, anote todas as vezes que ficar mais tempo no trabalho. Assim você não perde o controle e pode calcular se o dinheiro pago está certo.

Quem não recebe hora extra?

Trabalhadores que prestam serviços externos, têm cargos de gerência ou diretoria ou têm meia jornada de trabalho.




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