Tire suas dúvidas sobre a segunda via da Carteira de Trabalho

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Saiba o que fazer se você pediu outra carteira, mas encontrou a anterior, e esclareça mais três dúvidas sobre a segunda via

segunda vida da carteira de trabalho



Quem fez uma nova carteira de trabalho e encontrou a antiga deve usar qual? E o que acontece quando o registro muda? Se você está com a segunda via nas mãos e precisa de ajuda, confira agora quatro dúvidas comuns de quem já passou por essa situação e saiba como agir!

4 dúvidas comuns sobre a segunda via da carteira de trabalho

1. O número da nova via da carteira de trabalho será diferente?

Depende da informação que você está comparando. Cada carteira de trabalho tem número e série e, além disso, traz o seu PIS (Programa de Integração Social). O PIS, que atualmente virou o NIS (Número de Identificação Social) não muda: ele é o seu cadastro na Caixa Econômica Federal e deve ser o mesmo seja na primeira carteira de trabalho ou na segunda via.

Já o número e a série da carteira de trabalho costumam ser diferentes. “Se o trabalhador que pedir a segunda via não informar o número do documento anterior, a carteira virá com um novo registro”, explica o contador Luiz Paulo Rainato, da RR Consultoria e Planejamento Contábil Ltda. De qualquer forma, a Caixa usa o PIS (ou NIT/NIS) para identificar os trabalhadores.

2. E o que fazer se o número da carteira de trabalho mudar?

Não tem problema porque a Caixa fará a adaptação e saberá que você está com esse novo registro de trabalho. Nesse caso, você pode usar a carteira com o número atual, sendo que o antigo continuará cadastrado na Caixa.

Atenção: se você receber a nova via com o PIS diferente do seu, procure uma agência da Caixa para corrigir essa informação. Deixar esse número incorreto pode prejudicar a sua aposentadoria.



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3. Pedi outra via da carteira de trabalho, mas achei a carteira antiga. Qual usar?

“Se você não tem registro de trabalho na segunda via, pode continuar com a primeira”, orienta o contador. Caso contrário, use a segunda, mas guarde a anterior porque você pode precisar dos registros dela futuramente.



4. Minha carteira de trabalho tem uma informação errada. O que fazer?

Se você percebeu que o seu endereço, o seu nome ou dos seus pais estão com algum erro, não tem jeito: é preciso corrigir esse dado. “A recomendação é procurar a Caixa e alterar a informação do cadastro do NIS utilizando um formulário chamado Documento de Manutenção do NIS (DMN)”, explica o contador da RR Consultoria e Planejamento Contábil Ltda. A Caixa Econômica Federal é a responsável por fornecer o DMN. Ele pode ser adquirido tanto em uma agência do banco como no site.

Para acessar o documento online clique aqui. Não é necessário pagar por esse formulário, basta baixá-lo, preenchê-lo e levá-lo a uma agência da Caixa para ter o carimbo CSA/CIEF. Este carimbo atesta o recebimento do DMN. Uma cópia da carteira de identidade deve ser anexada ao documento. Com esses dados preenchidos, o que mudará são as informações do cadastro do NIS do trabalhador. Somente o usuário do sistema poderá realizar a atualização do cadastro na Caixa.





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