Faça a declaração do IR 2013 pelo celular

  • Google+
  • LinkedIn

A partir de hoje, dá para declarar o Imposto de Renda 2013 pelo smartphone ou  tablet. Basta ter conexão com a internet e baixar o aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal, o m-IRPF.

Os aparelhos que usam tanto o sistema iOS (Apple) quanto o Android são compatíveis com o aplicativo, que pode ser baixado nas lojas virtuais dos celulares:



Aparelhos iOS;
Aparelhos Android.

Quem pode declarar pelo aplicativo

Apenas quem fizer a declaração básica porque o App não tem espaço para informações complexas. Funcionários com carteira assinada e sem dívidas, por exemplo, conseguem usá-lo. Agora, se você trabalha como autônomo, investiu em ações ou precisa quitar as dívidas, o jeito é fazer a declaração convencional.

Além dessas limitações, quem usar o aplicativo não recupera as declarações dos anos anteriores e não consegue imprimir o documento.



Por outro lado, o m-IRPF traz dicas, perguntas frequentes e permite consultar a situação do CPF e da restituição. Ele ainda preenche automaticamente as suas informações pessoais, apenas com o número do CPF em mãos.



Cuidado com o prazo

A data final para quem fizer a Declaração no aplicativo é a mesma para todos: dia 30 de abril. Por isso, fique de olho no prazo.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.