Imposto de Renda 2016: evite erros e não caia na malha fina

  • Google+
  • LinkedIn

Confira erros comuns que podem ser feitos na declaração de imposto de renda de 2016 (IRPF 2016) e evite cair na malha fina!



A declaração do Imposto de Renda 2016 deve ser feita até 30 de abril de 2016. E, quanto antes você se programar, mais tempo terá para organizar as informações e declarar tudo certo.

Confira alguns dos erros mais comuns na declaração de imposto de renda:

1. Não declarar todos os rendimentos no imposto de renda pessoa física 2016

Às vezes você faz um trabalho e extra e não o inclui, ou recebe uma grana que estava pendente e se esquece de listar esse valor. São estes pequenos esquecimentos que comprometem sua declaração.

2. Colocar informações diferentes daquelas que estão no seu informe de rendimentos

Por exemplo, escrever o CNPJ errado da empresa onde você trabalha, ou informar um valor quando no papel consta outro. Lembrando que o informe de rendimentos é o papel que traz todos os valores recebidos no ano anterior, e quem te entrega esta folha é a própria empresa que fazia o pagamento.

3. Não declarar corretamente as despesas médicas na declaração de imposto de renda

Você deve colocar tudo idêntico ao que está nos recibos dados pelos médicos, clínicas e hospitais. E gastos com remédios não podem ser incluídos.



4. Colocar um dependente que já está em outra declaração de imposto de renda

Por exemplo, se sua esposa ou marido já incluíram seu filho como dependente, você não pode colocá-lo novamente.

5. Não declarar recebimento de aluguel

Isso vale para quem tem algum imóvel que está sendo alugado. Se você vive ou complementa sua renda com aluguel, deve colocar esse dado na declaração.



6. Não informar renda de pensão alimentícia

Isso acontece principalmente com casais recém-separados. Se o seu filho recebe pensão, isso também deve constar na declaração do imposto.

Prazo da declaração de entrega da declaração de imposto de renda da pessoa física 2016 (IRPF 2016)

A entrega da declaração do Imposto de Renda de 2016 deverá ser realizada entre os dias 1º de março e 30 de abril de 2016. Por isso, fique atento.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.